Plant e Page tentam salvar Led de processo por suposto plágio

Plant e Page tentam salvar Led de processo por suposto plágio

Música - 17, junho, 2016

Acusado de plagiar a música ‘Taurus’ na clássica ‘Stairway to Heaven’, o guitarrista do Led Zeppelin Jimmy Page afirmou nessa quinta (16) no tribunal que nunca se encontrou pessoalmente nem viu o cantor e compositor Randy California, lider do grupo Spirit, se apresentar ao vivo. As informações são do site americano ‘The Wrap’.

jimmy page

Jimmy Page: “Nenhuma música cristaliza a essência do Led”

O caso de plágio começou a ser julgado nesta terça em Los Angeles. No processo, movido pelo advogado do espólio de Randy, Francis Malofiy, a acusação frisa que a banda inglesa excursionou com o Spirit antes de ‘Stairway to Heaven’ ser lançada, em 1971. ‘Taurus’ foi editada em 1968.

Questionado no tribunal nessa quinta se ‘Stairway to Heaven’ cristalizara a essência do Led Zeppelin, Page afirmou que não acredita que nenhuma música da banda seja capaz disso.

O guitarrista também teve de responder se considera os 14 segundos iniciais de ‘Stairway to Heaven’, que correspondem ao trecho supostamente plagiado de ‘Taurus’, são memoráveis e importantes. “Sim, acho que são”, retrucou.

robert plant

O vocalista Robert Plant ainda vai depor

Nesta quarta (15) e quinta, Page chegou ao tribunal carregando uma case de guitarra, alimentando rumores de que iria tocar no tribunal, o que, segundo fontes ouvidas pelo ‘The Wrap’, ainda não aconteceu.

Ainda segundo o ‘The Wrap’, durante uma pausa no julgamento, Page emulou fingiu estar tocando guitarra, fazendo com as mãos a famosa “air guitar”, enquanto conversava com o vocalista Robert Plant, que ainda irá depor.

Em seu depoimento, Jimmy Page também admitiu que tinha em sua coleção o primeiro e homônimo álbum do Spirit, que contém “Taurus”. No entanto, não soube dizer como obteve o disco. Um dia antes, o músico afirmou que nunca chegou a ouvi-lo.

Nesta terça, a corte também ouviu o testemunho do antigo baixista do Spirit, Larry Knight, que confirmou ter conversado com Page em uma festa em Londres, após um show em 1973, dois anos após o lançamento de ‘Stairway to Heaven’. O guitarrista teria dito apenas “bom show”.

No momento da defesa, o advogado do Led Zeppelin, Peter Anderson, reivindicou para o grupo a autoria da canção e afirmou que Randy não tinha sequer os direitos autorais da música ‘Taurus’. “‘Stairway to Heaven’ foi composta por Jimmy Page e Robert Plant, e apenas por eles, sozinhos”, defendeu.

O julgamento deve continuar pelos próximos dias. Segundo especulações da imprensa americana, o Led Zeppelin pode ter de pagar até US$ 40 milhões (cerca de R$ 139 milhões) caso saia derrotado do tribunal.

 

(Reproduzido do Portal Uol)