220 atrações farão dez dias de  arte e cultura no FIG

220 atrações farão dez dias de  arte e cultura no FIG

Eventos - 16, julho, 2015

AgNews –São Paulo 31 de Janeiro de 2014, Show e Camarim  da Ana Carolina, no Citibank Hall em SP Fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Com 220 atrações musicais espalhadas em seis palcos e uma igreja (onde ocorrerão duas mostras de música erudita), começa nesta quinta-feira (16) o Festival de Inverno de Garanhuns. O evento, que há 25 anos reúne expressões de toda a cultura pernambucana, segue com vasta programação até o dia 25 deste mês.

FIG - lenineAs atividades incluem teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia e artes visuais.

A abertura oficial se dá com o ‘Show Porcelana’, de Alaíde Costa e Gonzaga Leal, que começa às 19h no Teatro Luiz Souto Dourado. Mas será no palco Mestre Dominguinhos que se apresentará a principal atração da noite, a cantora Ana Carolina, que na verdade entra em cena já na madrugada da sexta-feira.

Antes dela se apresentam no mesmo palco, pela ordem, Kiara Ribeiro, Renata Rosa, e Isaar e Voz Nagô.

Garanhuns recebeu 15 polos culturais e foi decorada com cenografia especial inspirada nos FIG - Pittyquilombolas e na diversificada cultura popular do Estado de Pernambuco.

Atrações

Seis palcos servirão para desaguar música sobre o público. Maior parte da atentão certamente estará sobre o Palco Mestre Dominguinhos, por onde a ordanização do evento definiu que passarão artistas como Ana Carolina, Mundo Livre, Pitty, Lenine, Racionais MC’s, Joana, Banda Calypso, A Cor do Som, David Moraes e Moraes Moreira, Mariana Aydar, Zezé Mota, Capital Inicial, entre outros. Nesse ambiente a organização calcula reunir 30 mil pessoas por noite.

FIG - mundo livreHaverá ainda os palcos Pop, Instrumental, Cultura Popular e Mamulengos e Pontos de Cultura.

Noite pop paraense

“Além de agradar a um público mais amplo e diversificado, as noites na Praça Mestre Dominguinhos terão muita personalidade. É o caso da referência à cena paraense, nesta sexta-feira (17), quando a malemolência da Ska Maria Pastora abre para o projeto inédito de Fafá de Belém com seus conterrâneos Manoel e Felipe Cordeiro, com quem está gravando novo trabalho. A noite será encerrada pela banda Calypso, que representa o que de mais pop a música paraense já produziu”.

Encontro musical de três gerações de PernambucoFIG - capital inicial

“No sábado (18), vai acontecer um encontro de pernambucanos de três gerações e que vem construindo carreiras sólidas e relevantes para a música contemporânea brasileira. Estamos falando do encontro da banda Eddie, com Orquestra Contemporânea de Olinda (lançando terceiro álbum da carreira, Bonfim) e Lenine”.

FIG - zezé mottaA periferia grita

“Na segunda-feira (20) haverá mais uma noite de destaque, desta vez, marcada por uma afirmação política através da música produzida pelos artistas das periferias brasileiras. Trata-se do punk rock dos Devotos – banda recifense do Alto José do Pinho – com os rappers paulistas do Capão Redondo, do Racionais MC’s, uma das mais importantes bandas do hip hop brasileiro da atualidade”.

Romantismo, forró, samba…FIG - racionais MCs

“O Palco Dominguinhos abre espaço ainda para noite romântica, forrozeira, de sambas e de mais música autoral pernambucana, com destaque ainda para Isaar e Voz Nagô, Lucas e Orquestra dos Prazeres, DJ Dolores, Bonsucesso Samba Clube, Mombojó, Herbert Lucena e Adiel Luna”.

FIG - mariana aydarO novo cenário musical

“O Palco Pop é endereço certo do que de mais recente está acontecendo no cenário regional e brasileiro. Destaque para os shows dos pernambucanos Graxa, Ave Sangria, Isadora Melo, Rua (lançando CD novo no FIG), Publius (também lançando CD), Silvério Pessoa (com disco novo em homenagem a Jackson do Pandeiro) e Johnny Hooker, cantor recifense radicado no Rio de Janeiro. A cantora paulista Tiê e o catarinense radicado em Maceió, o cantor Wado, também são destaques na programação”. (Por José Carlos dos Anjos Wallach com assessoria do evento – trechos aspeados)

Quinta-feira, 16/7

Abertura Oficial

19h – Show Porcelana – Alaíde Costa e Gonzaga Leal

Local: Teatro Luiz Souto Dourado

 

Programação do Palco Mestre Dominguinhos

 

Quinta-feira, 16/7

Palco Mestre Dominguinhos

21h – Kiara Ribeiro

22h – Renata Rosa

23h – Isaar e Voz Nagô

0h30 – Ana Carolina

Sexta-feira, 17/7FIG - calypso

21h – Leo e Banda

22h – Ska Maria Pastora

23h10 – Fafá de Belém com participação de Manoel e Felipe Cordeiro

0h30 – Banda Calypso

Sábado, 18/7

22h – Hercinho e os Cabras do Mato

23h10 – Eddie

0h – Orquestra Contemporânea de Olinda

1h30 – Lenine

Domingo, 19/7

21h – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

22h – Lucas e Orquestra dos Prazeres

23h10 – Mundo Livre S/A

0h30 – Pitty

Segunda-feira, 20/7

21h – Neander

22h – Devotos

23h30 – Racionais MC’s

Terça-feira, 21/7

21h – Leonardo Sullivan

22h – Agnaldo Timóteo

23h30 – Joanna

Quarta-feira, 22/7

21h – Forró Pesado

22h – Herbert Lucena

23h10 – Quinteto Violado

0h30 – Flávio José

Quinta-feira, 23/7

21h – Alexandre Revoredo

22h – DJ Dolores: Banda Sonora

23h10 – A Cor do Som

0h30 – Davi Moraes e Moraes Moreira

Sexta-feira, 24/7

22h – Adiel Luna

23h10 – Belo Xis e Wellington do Pandeiro

0h – Mariene de Castro

1h30 – Bendito Samba: Mariana Aydar, Zezé Mota, Karynna Spinelli, Rita Benneditto e Roberta Nistra

Sábado, 25/7

22h – Andrea Amorim

23h10 – Bonsucesso Samba Clube

0h – Mombojó

1h30 – Capital Inicial

 

Veja programação completa via link:

http://www.garanhuns.pe.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/Programa—-o-FIG-2015.pdf