logo

Início > Geral >

25 estudantes de escolas públicas embarcam para Portugal dia 12

04 de janeiro de 2018 Foto: Diego Nóbrega / Divulgação Secom-PB



 

Vinte e cinco alunos de escolas estaduais, selecionados pelo programa de intercâmbio Gira Mundo, embarcam para Portugal na sexta-feira (12). Os detalhes para a viagem foram discutidos em reunião do secretário Aléssio Trindade (Educação), a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, o coordenador do Programa Gira Mundo, Túlhio Serrano, e representante da ONG AFS Intercultura Brasil.

O encontro definiu os procedimentos de logística e o funcionamento do programa em Portugal, além da intenção de firmar parcerias com a Organização Não Governamental AFS, visando também receber estudantes de outros países na Paraíba.

O programa Gira Mundo modalidade estudante visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio a oportunidade do desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba.

Foram oferecidas 25 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016, e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para o Gira Mundo/Portugal foram investidos pelo Governo do Estado R$ 1.175.000,00.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante o Intercâmbio em Portugal, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

(Da Secom-PB)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo