30 anos do Musa Junkie, o duo que virou trio e agora é quarteto

30 anos do Musa Junkie, o duo que virou trio e agora é quarteto

Música - 20, julho, 2023

Guitarras, baixo e bateria da atual formação colocam Musa Junkie no lugar que sempre foi do grupo: música feita com energia, muita mistura e liberdade. Passear pelas criações da banda pessoense é ouvir surf music, punk hock, rock de garagem, pop.

A zoeira não deixa de ter melodias assobiáveis.

A nova formação é Edliano (baixo e voz), Edy Gonzaga (guitarra e voz), Diego Second (guitarra) e Rayan Lins (bateria).

Ressurgindo com novo disco

Nesse ressurgimento, Musa Junkie veio logo veio logo na voadora: durante apresentação no Projeto Palco Tabajara, da Radio Tabajara FM, o grupo fez um registro de 13 canções e lançou um disco que está nas principais plataformas de streaming e no YouTube.

O álbum conta com quatro músicas inéditas: ‘You’, ‘Hit the Town’, ‘Right’ e ‘What are You Doing With Yourself’, além de outras nove canções de discos já lançados da banda. Outro destaque é para nova formação, agora um quarteto, com a integração de dois músicos experientes, Rayan Lins, na bateria, e Diego Second, na outra guitarra.

Bem próximo dos trinta anos de estrada, a banda segue a mesma linha sonora do rock alternativo dos anos 1990 e 2000, e tem como principais influências bandas como Beatles, Buzzcocks, Hüsker Dü, Pixies e Astromato.

Desde lá atrás

Veterano do rock de João Pessoa, o grupo nasceu como duo em 1990, num momento em que a cidade era dominada pelo hardcore. Logo em seguida, Beto – que hoje integra o Rotten Flies – seu juntou a Edliano e Edy Gonzaga, formando o trio Musa Junkie Suicida.

No final dos Anos 90, a banda abreviou o nome para Musa Junkie. Foi quando criou a demo tape ‘Boemia’, com cinco canções, que iam do rock nacional Anos 80, punk rock melódico e surf music.

O segundo EP, denominado ‘Soul do tempo antigo’, tem quase 20 minutos divididos entre oito canções próprias, tem pop (‘W3 Sul’ e ‘Cruella de Vil’), punk (‘Gramoxone’) e surf instrumental sem título que fecha o disco e que também está presente na demo tape ‘Boemia’, de 1998.

O EP ‘Soul do tempo antigo’, lançado pelo selo Solaris Discos, de Natal/RN, foi o último lançamento do Musa Junkie antes do hiato entre 2006 a 2011, devido ao fato de Edliano passar uma temporada fora do Brasil.

Em 2011 Edliano voltou ao Brasil e o Musa Junkie retomou as atividades como um trio, tendo ainda Edy Gonzaga e Nildo Gonzalez (que entrou no lugar de Beto, desde o segundo EP). Essa foi a época do lançamento de ‘Done’.

(Da Redação)