400 estudantes da escola estadual no Campus Academy

400 estudantes da escola estadual no Campus Academy

Eventos - 16, maio, 2018

 

Cerca de 400 estudantes do ensino médio da rede pública serão capacitados durante o Campus Academy, que faz parte do Campus Festival, reconhecido como o maior festival universitário do Norte/Nordeste. O Campus Academy foi aberto nesta quarta (16) e vai até a sexta-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O evento visa orientar e dar oportunidades a jovens interessados no empreendedorismo e na gestão empresarial.

Na abertura, o governador Ricardo Coutinho destacou que o Campus Academy foi formulado no ano passado objetivando movimentar a rede estadual de ensino e oferecer uma educação mais atraente e criativa. “O estudante precisa entender que as coisas que ele aprende na escola têm que servir para a vida”, destacou. Hoje, a Paraíba tem 33 escolas técnicas, dentre as 100 escolas de ensino integral.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, disse que o evento visa formar jovens e escolas protagonistas. A secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, explicou que o Campus Academy é uma experiência piloto que promete gerar bons resultados: “Essa ação pioneira está sendo feita com base nas transformações que vêm ocorrendo, nos últimos anos, na rede estadual de ensino. O objetivo é que os estudantes se tornem agentes transformadores, capazes de inovar profissionalmente e serem protagonistas de suas vidas”.

“Estes estudantes devem ser protagonistas da própria realidade e nós estamos apostando no potencial deles”, observa o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, órgão parceiro no evento.

O diretor-geral do Campus Festival, Will Fonseca, avalia que o Campus Academy fortalece o evento principal, que aposta na capacidade inovadora e empreendedora da juventude.

Como é

Alunos de dez escolas com ensino integral estão participando desta edição do Campus Academy. Durante o evento, eles acompanham palestras, oficinas, debates e passam por maratonas e disputas.

Os alunos são divididos em equipes orientadas por professores e são estimulados a desenvolverem projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e tecnologia. As três primeiras equipes com melhores resultados serão premiadas.

“Isso aqui também é uma aula, mas feita de forma criativa, através de uma competição motivadora”, diz Vinícius Araújo, aluno da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux.

(Da Redação, com Secom-PB)