A ‘menina do Trio Mossoró’ vai gravar CD e DVD com feras da MPB

A ‘menina do Trio Mossoró’ vai gravar CD e DVD com feras da MPB

Música - 13, maio, 2018

 

Seu maior sucesso como compositora foi ‘Toque de fole’, gravada por Elba Ramalho. Também atuou ao lado de Luiz Gonzaga, junto com o irmão Oséas – “quando seu Gonzaga ficou sem ter quem tocasse triângulo e zabumba” – e recebeu o prêmio de melhor disco da música regional por ‘Quem foi vaqueiro’, do Trio Mossoró, do qual participa até hoje.

Essas são algumas credenciais de Hermelinda, para muitos a ‘rainha do forró verdadeiro’, que está há 62 anos na estrada e não tem razões para parar tão cedo.

Na Paraíba nas últimas duas semanas, para receber homenagens em Campina e rever amigos artistas, a mossoroense Hermelinda Lopes de Almeida, 73, anunciou um novo CD para até final do ano, em que cantará ao lado de feras como Nana Caymmi, Fagner, Elba Ramalho “e mais alguns caixa altas da MPB”, revelou.

O projeto, coordenado pelo irmão Oséas Carlos André, é um disco cujo número de faixas ainda não está fechado, mas deve ficar entre 10 e 14, explica a produtora e empresária da artista, a também compositora Maria José.

“A lista completa de artistas convidados também não está concluída. Isso está sendo conversado entre Hermelinda e Oséas, assim como o repertório. Até agora, o que está definido é que o CD terá 40% de músicas inéditas e o restantes de composições antigas de vários artistas”, disse.

O trabalho também vai gerar um DVD e a locação será numa cidade a ser escolhida no Estado do Rio Grande do Norte, que é patrocinador do projeto.

Vai para a Europa

Hermelinda segue com sua agenda de shows, principalmente em festivais de forró. “Canto o forró pé de serra, que felizmente está aflorando em São Paulo, Minas e Espírito Santo. Hoje em dia estou fazendo show como ‘a menina do Trio Mossoró’ – agora virei menina depois dessa idade (risos). É maravilhoso isso”.

A artista passará o período junino em Minas Gerais, onde já tem show marcado para Ilha Velha (2/6). No período de 20 de agosto a 20 de novembro, Hermelinda estará em turnê na Europa, a convite de um amigo empresário que mora na Suíça.

História

Hermelinda e os irmãos João e Oséas (Carlos André) formaram o Trio Mossoró no final do anos 50 e deram asas à carreira quando foram para o Rio de Janeiro. O grupo e seus integrantes nunca pararam de trabalhar, embora tenham passado por fases distintas.

“Ficou assim: nós éramos o Trio Mossoró no estúdio, mas nos shows seguíamos carreiras individuais”, conta Hermelinda, numa conversa em Campina Grande, na sede do blog Festar Muito, onde artistas e amigos se reuniram para recepcioná-la e lhe render homenagens.

O som do triângulo, da zabumba e da sanfona dos irmãos invadiu o Rio de Janeiro e foi o xodó de muitos artistas, programas de rádio e televisão. Após algum tempo o trio parou de se apresentar e produzir. Sobre a possibilidade de uma volta do grupo, Hermelinda não dá certezas, embora saiba que há ambiente para isso: “Devem aperrear pra gente se juntar. Vamos ver…”.

Atualmente ela mora no Rio de Janeiro com o irmão João Mossoró, enquanto Oséas reside em Recife.

No Festar

A recepção a Hermelinda na sede do Festar também foi um desfile de artistas regionais. Estavam lá Oscar Neto, Roberto Moraes, Ronaldo Aboiador, Rouxinol do Nordeste, Trio ‘Os Filhos do Forró’ (Samuel Lima, Miguel e Abacate), Trio ‘Pérolas do Nordeste’ (Dara Marques, Glauce Cleane e Romanna Marques), o cantor Pablo (voz e violão), Marcelo Lancelott, Dilsinho Medeiros, Lisete Veras (Os 3 do Nordeste), Abdias do Acordeon, o cantor e sanfoneiro Jó Silva, banda Caacttus (Lucas Gabriel, Luiz Miguel e Vinicius), o poeta Aziel Lima, o cantor Biu Cumaru, Ronildo Cabral, Nilda Araújo e Inaldete de Paula (Companhia Raízes e do bloco Rubacão da Socorro), Dagmar Pereira (produtora e empresária de Roberto Muller), o compositor e cantor Carlos Perê, os radialistas da Queimadas FM Juarez Alves e J. Ricardo, Cândido Freire (artista plástico e presidente do bloco Jacaré do Açude Velho) e esposa Geórgia Freire (tesoureira do bloco), os ativistas culturais Maria José (assessora de Hermelinda), Alfranque Amaral, Irene Ponciano (atriz), Ian Messias (sanfoneiro mirim e cantor) e o pai Ivan Diniz (músico), Maria Bezerra (produtora de Rouxinol do Nordeste), a cantora Joelma Messias e Snides Caldas (Villa Jardim e Festar).

Também participaram da festa Percilia Campos, Lúcia Ferreira, Maria da Conceição, Deysy Bezerra e Cira Lira.

Discografia:

(S/D) Perdidamente apaixonada / Tapecar / LP

(1989) Vem me ver / Gel/Chantecler / LP

João, Hermelinda e Oseas, em foto do Trio Mossoró dos final dos anos 50

(1988) Vou bulir com tu / Gel/Chantecler /  LP

(1987) Meu jeitinho de amar / Chantecler / LP

(1986) Forró verdadeiro / Gel/Chantecler / LP

(S/D) Perdidamente apaixonada. Vol. 2 / Tapecar / LP

 

 

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)