‘A Paixão de Cristo’ chega a 40 anos em Cabedelo

‘A Paixão de Cristo’ chega a 40 anos em Cabedelo

Teatro - 17, abril, 2019

 

Nesta sexta-feira (19), estreia na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, ‘A Paixão de Cristo’, apresentado pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB). A encenação, classificada pelo próprio grupo como o “maior e mais tradicional espetáculo religioso da Paraíba”, se repetirá no sábado e no domingo (20 e 21). Essa será a 40ª edição do evento.

Um quilo de alimento não perecível garante a entrada no complexo da Fortaleza para ver o espetáculo. Tudo que for arrecadado será distribuído com famílias carentes que são assistidas por grupos religiosos da comunidade católica da cidade.

A história

O espetáculo leva o espectador para uma viagem no tempo, cujo destino é a Palestina da época em que Jesus esteve ensinando à humanidade o caminho para uma vida plena de paz e amor. Elaborado a partir dos Evangelhos Sagrados, o texto é fruto de pesquisa teológica realizada pelo dramaturgo Tadeu Patrício, que também dirige a peça desde 1985 e atua no papel de João Batista.

O espetáculo conta com quatro atos e 58 cenas, que contam a história de Jesus Cristo, das profecias sobre sua vinda ao mundo à vida pública com os milagres e ensinamentos, seu sofrimento, paixão e morte na cruz, e finalmente, o quarto ato conta a história da ressurreição e ascensão aos céus.

De tradicional o espetáculo, é possível ouvir o público recitando as falas do atores em alguns momentos.

Novo ator

A novidade deste ano é a estreia do ator Douglas Oliveira no papel de Jesus Cristo. O evento mantém-se como símbolo de garra e determinação do GTAAB, que anualmente vence muita dificuldade para realizar ‘A Paixão de Cristo’.

Para Douglas, interpretar o Cristo é, ao mesmo tempo, um desafio e uma honra. O ator foi formado no GTAAB, vivendo diversos papéis no espetáculo ao longo de uma década.

Os cenários

A Santa Ceia

Palácio de Herodes

Túmulo de Lázaro

Sinédrio Judaico

O Deserto

Templo de Jerusalém (depois Túmulo de Jesus)

Pretório de Pilatos

Monte Calvário e a Ascensão de Jesus (parte superior)

Estrutura

A parte técnica é composta por sonorização, iluminação e dois tablados, frutos de uma parceria do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Estadual da Cultura/Funesc e da Prefeitura Municipal de Cabedelo.

Sem cachês

A direção do espetáculo, suas coordenações e o elenco não recebem cachês artísticos pelos ensaios e apresentações. É um trabalho sacerdotal pela defesa cultural e de evangelização por meio do teatro.

Os demais itens de custo da produção do espetáculo, como os figurinos, adereços e cenários são bancados pelo próprio Grupo GTAAB, que tem feito campanha de arrecadação de fundos junto a empresas, entre elas a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Pequenos comerciantes também contribuem com o espetáculo.

Serviço:

‘A Paixão de Cristo’

19, 20 e 21/4  |  20h30  | Fortaleza de Santa Catarina – Cabedelo-PB  |  Entrada: 1kg de alimento não perecível

(Da Redação)