Abrajet e parceiros farão o Bloco do Turista

Abrajet e parceiros farão o Bloco do Turista

Eventos - 29, janeiro, 2019

 

Um outro grupo de foliões vai entrar na avenida do carnaval de rua de João Pessoa. Será o Bloco do Turista, resultado de articulação da colunista Messina Palmeira, que é presidente da seção paraibana da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e parceiros, como o empresário Antonino Pinguim e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).

A decisão de colocar o bloco na rua saiu de uma reunião realizada na quinta-feira (24) no Hotel Corais de Tambaú. O empresário e diretor da ABIH-PB, Gustavo Paulo Neto, disse que a iniciativa é importante para o período carnavalesco em João Pessoa, quando a capital paraibana é procurada por muita gente quem prefere ficar longe dos grandes eventos de Momo, mas não se recusam a se integrar a uma festa de menor porte, com características dos carnavais mais tradicionais, na rua, sem cordões e de boa música.

Messina e Nena

A reunião também teve as presenças da jornalista baiana Berna Farias (ABIH) e do colunista Gione Pereira.

O jornalista Willys Leal é o padrinho do bloco e a jornalista Nena Martins, a rainha. O rei ainda está sendo escolhido e a madrinha será a empresária Elizia Lopes. O rei Momo será o Palhaço Pipi e os organizadores ainda estão em busca de um pierrô e uma colombina. O bloco está sendo criado para atender o turista, aos integrantes do trade local e ao público em geral, explica Messina Palmeira.

Homenagem

O bloco fará uma homenagem à família imperial brasileira do Segundo Império. Messina lembra que Dom Pedro II esteve na Paraíba em 1859: “Ele foi um dos primeiros turistas da época moderna. Era louco por fotografia e viajou a turismo pelo Oriente Médio, toda a Europa e grande parte dos Estados Unidos. Então faremos essa homenagem, trazendo no bloco todo o septo imperial: rei, rainha, e as figuras do carnaval como arlequim, colombina, pierrô, padrinho, madrinha, rei momo, além das duas filhas de D. Pedro II, Leopoldina e Isabel, representadas aqui por duas mulheres da nossa terra”.

A reunião

“Frevo e marchinhas de carnaval serão a trilha sonora. O traje: floral. O custo? Levar muita alegria”, diz Messina. O dia do desfile será 16 de fevereiro, às 16h, com a concentração no Busto de Tamandaré, principal point da orla, no final da Avenida Epitácio Pessoa, encontro das praias de Tambaú e Cabo Branco. O trajeto curto termina diante da sede da PBTur.

Uma orquestra de frevo puxará os foliões e, à princípio, não haverá venda de camisas: “Não é proposta do bloco, que não terá cordão de isolamento e tocará músicas dos carnavais mais tradicionais. É pra quem ama o carnaval com gostinho de antigamente”, justifica a coordenadora Messina Palmeira.

(José Carlos dos Anjos Wallach)