logo

Início > Geral >

Acostumado a fazer por Campina, Aziel recebe presente da cidade

29 de novembro de 2017 Foto: Snides Caldas / Festar

Aziel e a comenda de Campina Grande

 

A Câmara de Campina fez isso com o grande sanfoneiro Severino Medeiros e, na última segunda-feira (27) mostrou mais uma vez que pode ser um tribuna que defende a cultura, que não é apenas refrega política.

A casa concedeu título de cidadão campinense ao poeta Aziel Lima, numa noite de homenagem. A proposta, bem aceita pelos seus pares, foi do vereador João Dantas, que trafega bem no meio cultural, sendo defensor aguerrido das tradições culturais regionais – é dele ideia e manutenção de um dos mais importantes símbolos do ‘Maior São João do Mundo’, o museu vivo da vida nordestina chamado Sítio São João.

João Dantas entrega a comenda ao homenageado

O homenageado

Presidente da Associação Raízes da Cultura (Assorac), Aziel Lima é Escleide Gomes de Lima, um sertanejo nascido em Conceição de Piancó, no sertão da Paraíba. Filho de agricultores, mudou-se para Campina Grande aos nove anos de idade após a morte do seu pai.

É professor, poeta popular, ativista cultural e conselheiro tutelar na Zona Oeste de Campina Grande. Idealizador de vários projetos educativos e culturais que mantém pela Assorac, que nasceu a partir de uma dessas iniciativas, intitulada ‘Cordel na Escola’. Cordelista, ele se sentia incomodado com a falta de espaços para disseminar sua arte.

O projeto deu certo e tomou corpo, gerando a associação cultural que encampou outras ideias. Hoje a Assorac possui 4 bibliotecas, duas no bairro das Malvinas, uma no Mutirão e outra no bairro Três Irmãs, com um acervo total de mais de 20 mil livros, desde o Vade Mecum até livros religiosos, passando por literatura popular, romances, best sellers nacionais e internacionais, enciclopédias, etc.

A homenagem

O vereador João Dantas entregou a comenda do Título de Cidadão Campinense ao poeta e o homenageou declamando poema de Castro Alves.

Estiveram à mesa da sessão especial o secretário Carlos Dunga Marques Junior (representando o prefeito Romero Rodrigues); Asfora Neto (presidente da Bolsa de Valores de CG); comandante Gilberto Felipe da Silva; Franklin Barbosa (diretor de comunicação da ASPOL/PB); deputado estadual Sergio Rafael e Auricleide Tavares (representando o deputado federal Rômulo Gouveia).

O hino nacional e de Campina Grande foi tocado pelo sanfoneiro Abdias do Acordeon. Depois usaram a tribuna o autor da proposta de comenda, João Dantas, além de Asfora Neto, o deputado estadual Cabo Sergio Rafael, os vereadores Antonio Alves Pimentel, Janduí Ferreira e Galego do Leite, o comandante Gilberto Felipe da Silva, Franklin Barbosa (Aspol) e Ricardo Leandro Ribeiro, amigo do homenageado.

A cerimônia também teve participações do sanfoneiro mirim Lucas Gabriel (11 anos), que tocou ‘Um povo sonhador’, de sua autoria em parceria com Aziel Lima, e de João Lucas Dantas (neto de João Dantas), que tocou no violino ‘Olha pro céu meu amor’.

Depoos de agradecer as homenagens, Aziel fez o  que mais sabe. Mostrou sua arte em poesias de sua autoria.

(Reportagem e fotos: Snides Caldas / Texto: José Carlos dos Anjos Wallach)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo