Agenda do CCBNB tem contação de história e cinemas

Agenda do CCBNB tem contação de história e cinemas

Eventos - 17, maio, 2018

 

Cinema e contação de histórias estão na agenda desta sexta-feira e sábado (18 e 19) do Centro Cultural do Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa), no Sertão da Paraíba.

Na noite da sexta, às 19h30, será exibido o longa ‘Quando Decidi Ficar’, no Teatro Multifuncional. Gravada em Sousa, a obra conta a história de Dona Leonor, que vive em um antigo pensionato, no Sertão da Paraíba, cercada por um grupo de jovens que movimentam a cena artística-cultural da cidade. Um dia, Do Carmo aparece em busca de abrigo após ser violentada e acaba sendo acolhida pelos antigos inquilinos, vivenciando novas experiências até que ela decida sobre um novo caminho a seguir.

O curta-metragem tem na direção o cineasta sousense Maycon Carvalho e Carlos Moska na direção de arte.

A produção teve financiamento coletivo e o apoio de empresas da região, como o Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa, Prefeitura de Sousa, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Para a criançada

No sábado, a atriz e contadora de histórias cearense, Dasdores Santos ministra as atividades ‘Panelinha mágica dos Irmãos Grimm’ e ‘Criando personagens a partir de objetos e roupas recicladas’. A primeira acontece às 14h30 na Biblioteca Inspiração Nordestina e a segunda ocorre às 16h no auditório. A entrada é gratuita.

‘Panelinha mágica dos Irmãos Grimm’ busca dinamizar a aprendizagem da leitura por meio de contos dos Irmãos Grimm e motivar os participantes a se habituarem ao ato de ler não apenas no momento de estudo. Os Irmãos Grimm, dupla alemã que viveu no século XIX, foram responsáveis pela perpetuação de histórias infantis como “João e Maria”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida”.

Já em ‘Criando personagens a partir de objetos e roupas recicladas’, Dasdores Santos desenvolve a percepção lúdica nas crianças e prova ser possível reaproveitar objetos que iriam para o lixo. Esses itens tornam-se materiais cênicos, numa perspectiva teatral. A atividade além de promover a preservação do meio ambiente estimula as crianças a pensarem de forma criativa sobre esses materiais.

 

(Da assessoria do CCBNB)