Alguns municípios cancelam Carnaval; outros esticam a corda

Alguns municípios cancelam Carnaval; outros esticam a corda

Eventos - 11, janeiro, 2022

Ao menos 46 cidades da Paraíba anunciaram o cancelamento dos festejos de carnaval este ano, segundo informe da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). À lista de 45 municípios divulgada pela entidade soma-se a Capital João Pessoa, que tomou a mesma atitude.

Os demais prefeitos ainda ‘esticam a corda’ e adiam a decisão de suspender as festas, que em ano eleitoral são grande palco para garantir simpatia do eleitorado e número nas urnas, em outubro.

Suspender as festas seguem recomendações das autoridades sanitárias, após o surgimento de uma nova variante da covid-19 e o aumento do número de casos da gripe H3N2.

No texto distribuído com a mídia, o presidente da Famup, George Coelho, parabenizou os prefeitos pela decisão tomada e afirmou que é fundamental seguir as recomendações da ciência. Ele destaca que a vacinação vem avançando e que os gestores têm feito o dever de casa, seguindo todas as medidas sanitárias para combater o vírus e a nova gripe. “O momento ainda é de priorizarmos a questão sanitária. Não podemos colocar em risco a vida das pessoas”, disse.

Festa privada é imune ao vírus?

Essa é o grande questionamento do momento. Os prefeitos e governadores têm anunciados suspensão de seus eventos, mas os decretos liberam festas privadas que se entopem de gente sem máscara e sem controle.

De um lado os gestores acenam para a plateia politicamente correta, ao desistir de fazer seus eventos (ao menos alguns), e do outro liberam grandes grupos do setor de eventos para juntarem gente e dinheiro.       

1-Curral de Cima
2- São João do Rio do Peixe
3- Emas
4- Piancó
5- Cuité
6- Capim
7- Princesa Isabel
8- Mulungú
9- Sumé
10- Várzea
11- Barra de São Miguel
12- Boa Ventura
13- Soledade
14- Caiçara
15- Tavares
16- Santa Cruz
17- Olivedos
18- Santana dos Garrotes
19- Igaracy
20- Cacimba de Areia
21- Teixeira
22- Umbuzeiro
23- Aparecida
24- Jacaraú
25- Ingá
25- Riachão do Bacamarte
27- Cabedelo
28- São José de Caiana
29- Baía da Traição
30- Vieirópolis
31- Boqueirão
32- Ouro Velho
33- São José de Princesa
34- Santa Cecília
35- Casserengue
36- Areia
37- Itabaiana
38- São José da Lagoa Tapada
39- Barra de Santana
40- Santa Helena
41- Pedra Branca
42- Belém do Brejo do Cruz
43- Salgado de São Félix
44- São José do Bonfim
45- São Mamede

(Da Redação)