Aliança não comanda mais o São João de Campina

Aliança não comanda mais o São João de Campina

Eventos - 27, fevereiro, 2019

 

O prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, anunciou agora há pouco a rescisão de contrato com a Aliança Comunicação e Cultura, que gerenciou até o ano passado o ‘Maior São João do Mundo’. Ele informou aos jornalistas, em coletiva de imprensa na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem), que tomará providência rápidas para definir como será a gestão e a produção do evento.

Será realizado um pregão presencial no dia 14 de março para escolha da nova empresa gestora da festa. Tanto a rescisão, quanto o pregão já foram divulgados no Diário Oficial e no Semanário Oficial do Município, edições desta quarta-feira (27).

A empresa pernambucana foi alvo da Operação Fantoche, que a Polícia Federal desencadeou no dia 19 deste mês, para desarticular uma organização de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Romero na coletiva de imprensa

Segundo a PF, um grupo de empresas, sob o controle de um mesmo núcleo familiar (da Aliança), atuava desde 2002 executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado Sistema S. Estima-se que o grupo tenha recebido mais de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos.

As investigações apontaram que o grupo utilizava entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar a celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério e Unidades do Sistema S. Os contratos eram, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)