Aliança tentou duas vezes deixar Elba fora do São João; não conseguiu

Aliança tentou duas vezes deixar Elba fora do São João; não conseguiu

Eventos - 6, maio, 2018

 

A Aliança, empresa pernambucana que há dois anos gere o Maior São João do Mundo, deixou Elba Ramalho de fora do elenco da festa em 2017 e 2018. Foi a própria Elba quem revelou isso durante a solenidade do Prêmio Gonzagão, realizada na noite da última quinta-feira (3), no Hotel Garden, em Campina Grande.

Ao subir no palco, a artista relembrou alguns fatos, disse que estava nervosa por causa da expectativa gerada em torno de sua homenagem, e acabou fazendo referência ao episódio da sua não inclusão no elenco da festa, uma decisão que gerou grande polêmica e quebrara uma sequência de décadas.

Elba Ramalho disse que recebeu um recado do prefeito de Campina, Romero Rodrigues, dezendo que gostaria de encontrá-la.

“Nossa produção avisou que o prefeito queria me receber às 9h de hoje (dia da premiação). Eu fiquei muito nervosa, mas sabia que o encontro seria positivo, como o foi. Obrigado de coração, Romero. Você me salvou ano passado e esse ano novamente”, agradeceu a cantora.

Ela também revelou ter conseguido ajuda o senador Cássio Cunha Lima, que usou de sua influência para pressionar em favor da inclusão do seu nome no elenco nos dois anos em que o São João de Campina passou a ser organizado e definido por uma empresa particular.

“Mandei uma mensagem pra ele: ‘Cássio, socorro, venha pra cá’. Obrigado, voce me salvou no ano passado, fiz você saber através de emails. Este ano, eles me tiraram e eu fiquei quieta. Não procurei, não. Mas pessoas procuraram…”.

A fala de Elba no palco do Prêmio Gonzagão não corrobora a versão da própria Prefeitura de que os organizadores da festa haviam feito o convite à artista, mas que a a genda dela não tinha mais vaga para 23 de junho, véspera de São João.

Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Elba, Romero e Jomário Souto (Meadow Promo) / Foto: Codecom-divulgação

Repercussão negativa e política

O fato é que foi a repercussão negativa da ausência de Elba da lista de artistas do Maior São João do Mundo que provocou o esforço do gestor, no caso o prefeito Romero, para reconduzí-la ao palco da festa.

Dois fatores pesaram nessa decisão de intervir junto à empresa Aliança para que a artista estivesse no elenco: o primeiro é a incontestável identificação de Elba com a maior festa de Campina Grande e o palpável empobrecimento do evento – já castigado pela saturação do som sertanejo, sofrência e forró de plástico; o segundo é que estamos em vias de eleição e um fato negativo como esse tem multiplicadores indesejáveis para os políticos envolvidos. Um gesto de simpatia, recolocando Elba onde deveria estar desde o início, rende justamente o oposto.

Participaram da reunião que definiu a data e contratação de Elba a secretária municipal Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) e o empresário Jomário Souto, diretor da empresa Meadow Promo, responsável pela estrutura do Parque do Povo. Ninguém da Aliança.

(Por José Carlos dos Anjos Wallach / Cobertura: Snides Caldas)