Alunos do curso de teatro da Funesc encenam mix de peças

Alunos do curso de teatro da Funesc encenam mix de peças

Teatro - 23, novembro, 2016

 

Uma das turmas de iniciação teatral da Fundação Espaço Cultural encerrará o curso com a encenação do espetáculo ‘O santo e a porca no auto da boa preguiça’, um mix de três textos do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna: ‘O santo e a porca’, ‘A farsa da boa preguiça’ e ‘Auto da Compadecida’. As apresentações serão nesta sexta-feira (26, às 20h) e sábado (27, às 19h), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. A direção é de Humberto Lopes. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.

Com bom humor, a montagem ressalta a sagacidade do nordestino e a facilidade de contar e criar histórias, levando ao palco personagens como Chicó e João Grilo, porém em versões femininas: Chiquinha e Joana Grilo. A trama envolve – em três atos – diversas personagens de Ariano Suassuna, como Caroba, Eudoro, Benona, Margarida, Euricão, Andreza, Nevinha, Aderaldo, Clarabella, Simão e o cangaceiro Severino de Aracaju.

O elenco conta com a Ana Reis, Helena Longo, Itamêr Junior, Ivo Correia, Jairton Cruz, Jennifer Santos, Kátia Diniz, Luízi Costa, Mikaelly Priscilla, Mourrambert Flexa, Nielson Júnior, Paulo Medeiros, Rayssa Soares, Sônia Pontes, Suzanne Barros, Vanessa Albuquerque. O figurino é de Fafá Dantas. Já a iluminação, de Eloy Pessoa. A adaptação dramatúrgica é de Mirtthya Guimarães, com preparação vocal de Priscilla Cler e direção musical de Cleiton Teixeira.

Curso tradicional

O Curso de Teatro da Funesc é oferecido há mais de 20 anos na Fundação. As turmas têm duração de oito meses, finalizando sempre com uma montagem no fim do ano. Durante este ano vários profissionais ministraram blocos de disciplinas, como Nyka Barros, Daniel Araújo e Mirthya Guimarães. Também houve palestras e workshop com Mayana Neiva, Paulo Vieira, Thardelly Lima e Suzy Lopes (coordenadora de Teatro da Funesc).

 

(Da Secom-PB)

 

Fotos de Thercles Silva