‘Amigo’ está entre as 50 melhores de todos os tempos

‘Amigo’ está entre as 50 melhores de todos os tempos

Música - 23, setembro, 2018

 

Um seleção feita pela revista Billboard posicionou ‘Amigo’, de Roberto Carlos, como 12ª entre as 50 melhores músicas latinas de todos os tempos. ‘Amigo’ é de 1982, com letra de Roberto e melodia de Erasmo Carlos, que é a referência da obra.

No ranking montado pela revista, a música do ‘rei’ superou canções que marcaram a música latina como ‘La Bamba’ (44º), ‘Guantana mera’ (49º) e ‘Macarena’ (50º). Mas está atrás de hits mais recentes como ‘Despacito’ (5º), ‘Bailando’ (7º) e ‘Gasolina’ (10°).

Álbum ‘Amigo’, de 1982

“Roberto Carlos escreveu uma série de sucessos românticos que, traduzidos para o espanhol, se tornaram hinos. Ironicamente, ‘Amigo’, a música que ele escreveu para seu amigo e colaborador de longa data Erasmo Carlos, é a mais significativa delas, amada por homens e mulheres”, diz a revista sobre a escolha.

A número um da lista é ‘Esta Tarde Vi Llover’, uma composição do mexicano Armando Manzanero que ganhou vários intérpretes e uma versão em inglês cantada por Tony Bennett e Alejandro Sanz. Segundo a Billboard, a música é “de tirar o fôlego em sua simplicidade e eficácia”.

‘Esta Tarde Vi Llover’, no álbum de Armando Manzanero

A escolha

“Passamos meses discutindo, pesquisando e refletindo sobre a música de artistas antigos e novos, considerando tudo, desde vendas até o impacto, passando pela inovação e a longevidade”, justifica a Billboard sobre as escolhas.

“Queríamos representar todo o espectro da música latina (incluindo a música da Espanha), das baladas mexicanas aos sons de Cuba, da salsa colombiana a bachata atual. Nosso padrão de seleção não foi meramente pensando nos hits, mas sim nas músicas que fizeram a diferença, que marcaram um momento, que influenciaram muitos e que foram simplesmente ótimas composições.”

Veja a lista, e ouça as músicas:

https://www.billboard.com/articles/columns/latin/6760654/best-latin-songs-of-all-time

 

(Da Redação, com informações do UOL)