Armazém Teeteto reúne economia criativa e cultura

Armazém Teeteto reúne economia criativa e cultura

Eventos - 5, novembro, 2018

 

O Armazém Teeteto é uma feira paraibana de empreendedores criativos. Na definição dos organizadores, é “uma vitrine da regionalidade”. O evento será realizado neste sábado (10), em João Pessoa.

O objetivo é abrir espaço para produtores e fortalecer a economia criativa local e regional. A feira dá oportunidade ao consumidor de encontrar produtos que não se encontram em grandes centros comerciais, além da vantagem de estar pagando por um artigo personalizado.

Laysa Santos e Sidney Pereira, criadores do Armazém Teeteto / Foto: Thiago Nozi – divulgação

A unicidade de um produto artesanal é o que lhe agrega valor inestimável, onde a economia criativa contribui diretamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e mais preocupada com o futuro. A feira conta com vários expositores artesãos que produzem itens de todos os tipos, desde artigos de decoração, bijuterias, moda, brinquedos, cerâmica, plantas, cosméticos artesanais, arte impressa e outros.

O evento terá também gastronomia artesanal programação cultural: os espetáculos ‘Assobio e Sabiá’, da Cia de Teatro Perfil (15h), e ‘Rasga Mortalha’, de Geibson Nanes (16h), e o show da banda Imbalança (18h30).

Teatro Perfil

As atrações

‘Assobio e Sabiá’, da Cia de Teatro Perfil

A Companhia de Teatro Perfil emerge de um projeto de oficinas no bairro São José. Hoje temos 15 anos de vida, resistência e insistência na arte teatral, trabalhando com espetáculos, cursos e oficinas.

Sobre o espetáculo: Assobio e Sabiá são dois palhaços que resgatam e recriam cenas tradicionais de palhaço, e apresentam o mundo lúdico do boneco gigante em Brincadeiras de Palhaços.

‘Rasga Mortalha’

‘Rasga Mortalha, de Geibson Nanes

Na calada da noite, em um vilarejo governado por pássaros, um crime está sendo cometido. Um guarda faz sua ronda e nada desconfia do acontecimento. Uma loja que durante o dia vende animais, passa a funcionar ilegalmente a noite.Proposta de encenação: O espetáculo aborda questões referentes ao tráfico de pessoas e de qualquer forma de aprisionamento e privação do direito a liberdade, seja ela de um animal humano ou não humano. Rasga Mortalha, é uma denuncia, um grito de alerta a esse tipo de crime que vem crescendo em escala mundial. Com intenção de promover reflexão acerca do assunto, o espetáculo é pensado dentro de uma inversão de valores, em que uma sociedade de pássaros comercializa humanos por meio do tráfico, vendendo-os em gaiolas numa loja de animais. Desta forma, acredita-se que o espectador ao assistir a encenação se reconheça no ser aprisionado e que o sentimento de indignação promova consciência da crueldade e do crime que é tirar o direito à vida e a liberdade de qualquer que seja a espécie.

Banda Imbalança

Imbalança

A banda surgiu em 2014 com o objetivo de explorar todas as possibilidades da música paraibana dentro do forró. A banda pessoense traz a “santíssima trindade” nordestina (zabumba, triângulo e sanfona) com o “power trio americano” (bateria, baixo e guitarra) em sua formação, apresentando assim o que denominam de “forró pé de mundo”. O nome do grupo veio da dança, do movimento que embala a cultura do nordeste. O repertório une o antigo e o novo; músicas que estão na memória dos amantes do forró sendo apresentadas em novos arranjos, e canções de outros universos musicais ganhando a cara do Nordeste. Em 2016, o Imbalança conquistou o primeiro lugar no “Festival de Forró Pé-de-serra Nordeste Sim Sinhô (FENEPS)” – através da canção “Mata Branca”, xaxado composto por Lucas Carvalho, arranjador, compositor e diretor musical da banda.

Serviço:

Armazém Teeteto

10/11  |  15h às 20h  |  Espaço Cultural José Lins do Rêgo – Tambauzinho  |  João Pessoa-PB  |  Gratuito

 

(Da Redação, com assessoria do evento)