Ataques a Assisão: Fórum Nacional do Forró sugere que Murilo Couto estude

Ataques a Assisão: Fórum Nacional do Forró sugere que Murilo Couto estude

Música - 27, abril, 2020

 

Depois de uma enxurrada de protestos pelas redes sociais em defesa do cantor e compositor pernambucano Assisão – que foi destratado em vídeo por Murilo Couto, um rapaz paraense que se diz humorista e conseguiu convencer a rede SBT de que realmente o era – foi a vez do Fórum Nacional do Forró sair em defesa do forrozeiro de Serra Talhada.

No vídeo divulgado no último sábado em sua rede social (veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=1wbKccIyd_U), Murilo, que faz par com Marcelo Adnet, no programa ‘The Noite’, desdenha de Assisão e o compara a um cachorro. Completamente desinformado, o pseudo-humorista se mostra surpreso que na live do cantor pernambucano (que foi feita para arrecadar donativos para artistas e pessoas carentes) haja patrocinadores, como se o forrozeiro não tivesse conteúdo para atrair tais parceiros em sua campanha.

A virulência com que o rapaz trata Assisão é impressionante, tanto quanto o vídeo que produziu em seguida para tentar se desculpar (veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=Zzh2zDxpnEI), onde o tal Murilo Couto – o paraense mais desinformado do Brasil – reconhece o desconhecimento sobre Assisão. E ele coloca a sua limitada informação sobre a cultura nordestina como se fosse algo banal.

Com a cara espantada e tentando fazer piada da própria desgraça, Murilo Couto ensaiou um pedido de desculpa capenga, que certamente não o livrará de um processo, que seria o mais justo e efetivo. Durante esse segundo vídeo divide as desculpas em dois momentos: “Primeiro pedir desculpas para o Assição (sic), o rei do forró e, segundo, para responder esse povo chato do caralho que tá me enchendo o saco…”.

Murilo: desinformação, ataques virulentos e cara espantada

Artistas como Elba Ramalho, Walkyria Santos e Cristina Amaral foram às redes sociais para enaltecer Assisão e seu legado, e repudiar a atitude do rapaz do Pará. Protestos também partiram de artistas paraibanos e de outros partes do Brasil, assim como da Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (Astur).

Pela pronúncia, nota-se que Murilo sequer sabe ler: ele chama Assisão de Assição. Enfim…

“Um bêbado, um drogado”

Na nota que distribuiu na tarde desta segunda-feira (27), Joana da Silva, presidente do Fórum, repudia o ‘humorista’ pelo desserviço à cultura. “O Fórum Nacional do Forró acredita que o jovem Murilo Couto precisaria estudar melhor a cultura do nosso país em vez de fazer gracinha nas redes sociais”, afirma o texto, que lembra a violência das palavras do paraense desinformado sobre o ‘rei do forró’ Assisão: “…parece um cachorro, um bêbado, um drogado”.

A nota também dá um conselho ao Murilo Couto: “Sem os Mestres não haveria transmissão de cultura. Portanto, sugere que antes de abrir a boca para falar bobagem, inclusive, com preconceito, busque estudar, pesquisar, e se encontrar enquanto cidadão dentro da sua comunidade ou território, e só falar com propriedade de causa”.

A íntegra do texto

NOTA DE REPÚDIO

              O Fórum Nacional do Forró, representado em 14 Estados Brasileiros, vem de público repudiar a atitude do humorista Murilo Couto, apresentador do programa The Noite, do Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, por ter realizado ataques e deboches contra o artista forrozeiro Assisão, natural de Serra Talhada, PE.

Nas palavras de Murilo Couto, o artista pernambucano, nordestino, brasileiro, com décadas de trabalho consolidado, milhares de discos vendidos e centenas de shows realizados, e mais conhecido pelo seu maior sucesso, `Pau nas Coisas´  – disse que  “parece um cachorro, um bêbado, um drogado”. Os comentários tiveram como base uma transmissão ao vivo (live) de Assisão, na internet, no dia 17 de abril.

O Fórum Nacional do Forró acredita que o jovem Murilo Couto precisaria estudar melhor a cultura do nosso país em vez de fazer gracinha nas redes sociais. Somos uma Nação Forrozeira de muito respeito e valor e devemos todas as nossas referências aos nossos Mestres da Cultura Popular Brasileira. Sem os Mestres não haveria transmissão de cultura. Portanto, sugere que antes de abrir a boca para falar bobagem, inclusive, com preconceito, busque estudar, pesquisar, e se encontrar enquanto cidadão dentro da sua comunidade ou território, e só falar com propriedade de causa.

A Covid-19 veio para ensinar o que é ser humano, e nessa hora é importante fazer-se uma boa reflexão.  Sabemos que o humorista é jovem, passivo de erro, até já pediu desculpa, mas nada justificando esse tipo de comportamento equivocado, taxando pessoas de respeito, idosos e outros. Isso não é humor, é perversidade, preconceito, indiferença, desumanidade, despreparo educacional, falta de formação. O Fórum até aceita suas desculpas, porém o momento é de viver e repensar a cidadania, e reformular conceitos medíocres de cidadãos semi-analfabetos de Cultura. Recomenda aproveitar para aprender esta lição e fazer seu dever de casa.

Joana Alves – Coordenadora do Fórum Nacional de Forró

 

(Por José Carlos dos Anjos Wallach)