Ateliê faz 39º Baile Afro com Oxum Pandá, Jorge Riba e Raízes

Ateliê faz 39º Baile Afro com Oxum Pandá, Jorge Riba e Raízes

Eventos - 8, junho, 2018

 

O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes celebra a identidade afro-brasileira mais uma vez com o 39º Baile Afro, neste sábado (9). A programação tem o tema ‘Celebrando o amor entre todos os seres’ e traz como atrações o DJ Man_Fe, Afoxé Oxum Pandá (PE), com participação de Jorge Riba (PE) e Grupo Raízes (PB), com seu trabalho de percussão performances de dança coreografadas por Luciana Peixoto.

O Grupo Raízes Paraíba será anfitrião da festa. O coletivo de dança e percussão afro-indígena nasceu e tem sede no Ateliê Multicultural e se apresenta celebrando o intercâmbio Paraíba-Pernambuco com um repertório de ijexás, cocos, cirandas e maracatus, com canções autorais, de compositores paraibanos e nordestinos.

Jorge Riba / Foto: Thiago Nunes – divulgação

Já o DJ Man_Fe preparou um set especial com muita africanidade. Ele discoteca desde 2014 com uma pegada deephouse. Já tocou em várias festas, entre elas Kika, Balacobaco (edição Recife – Mansão do Amor), Antropomórficx (residente), além de tocar em várias casas noturnas como General Store e Geeks Pub, Califórnia cal bar.

Grupo Afoxé Oxum Pandá

Após anos de contribuição e militância no Afoxé Alafin Oyó (um dos principais grupos desta linguagem em Pernambuco), o Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos sente-se motivado em multiplicar os saberes vivenciados. Consultando através dos búzios aos Orixás, Oxum Pandá (divindade guerreira da beleza, riqueza e amor) se apresentou como patrona desta nova entidade que surge nos idos de 1995.

No carnaval do mesmo ano, trajando vestes amarelo e branco, a Entidade Cultural Afoxé Oxum Pandá sai às ruas de Olinda trazendo toda a sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil sob a cadência do Ijexá. Cantando a beleza negra, a riqueza da herança afro-brasileira e propagando o amor e reconhecimento da história de luta e resistência dos antepassados, o Afoxé Oxum Pandá constrói sua trajetória de afirmação entre os grupos de cultura de tradição no estado.

Grupo Raízes / Divulgação

Jorge (Seu) Riba

Músico, cantor, compositor e principalmente amante do samba e das artes.  Ariano de abril de 65, recifense  nascido na Boa Vista e criado no Morro da Conceição, e nas praias de Rio Doce.

Com 30 anos de carreira artística dedicados ao desenvolvimento e reconhecimento da cultura afrodescendente no estado de Pernambuco, Jorge Riba, sócio fundador dos primeiros afoxés de Recife.

Jorge Riba circulou na Inglaterra, Alemanha Itália e Portugal e morou em outras partes do Brasil, onde bebeu um pouco de sua fonte musical, como Salvador (ainda na década de 1980) e Pará.

DJ Man_fe / Divulgação

Serviço:

Baile Afro – ‘Celebrando o amor entre todos os seres’

9/6  |  16h  |  Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)  | Ateliê Multicultural Elioenai Gomes – Ladeira da Borborema, 101 – Varadouro  |  João Pessoa-PB

 

(Da assessoria do evento)