Autoras paraibanas lançam livro de poemas em Lisboa

Autoras paraibanas lançam livro de poemas em Lisboa

Literatura - 5, outubro, 2016

 

O livro ‘É tudo. Muito. Di-verso…’, das autoras paraibanas Geneceuda Monteiro e Imara Queiroz, será lançado neste domingo (9), às 16h, na livraria da Chiado Editora, em Lisboa.

A obra traz uma proposta inovadora de poemas-clique inspirados em haicai, poetrix, tercetos, entre outros estilos poéticos. “É a captura poética da imagem ou a imagem revelada em forma de poema”, define Geneceuda.

Prometendo leitura leve e agradável, o livro foca os leitores que se dispuserem a se entremear pelos seus versos e imagens. “Trata-se de um olhar poético totalmente adequado à sociedade instantânea da era da tecnologia da informação e comunicação, que dispõe de pouco tempo para se dedicar à leitura. Além disso, com formato e conteúdo bastante atrativo, o livro se configura como uma ferramenta lúdica que busca estimular jovens leitores no processo de construção dialógica e reflexiva de poemas e imagens. Esse encontro exato da palavra/fotografada, certamente, possibilitará momentos de reflexão, refazenda e, porque não, de abstração e ternura entre os seus leitores”, descreve texto de divulgação da obra.

“Deve ser lido por quem seja capaz de escutar a melodia de uma fotografia e enxergar os azuis e verdes e amarelos e vermelhos de um poema em preto e branco…!” desafia o escritor e psicanalista Edmundo Gaudêncio, que deu nome e assina a apresentação da obra.

A parceriaautoras

As autoras se conheceram em 2012. Durante uma consulta de rotina, feita pela jornalista Geneceuda Monteiro com a cardiologista Drª Imara Queiroz, ambas descobriram afinidades em seus hobbies: escrever poemas e fotografar, respectivamente. Daí surgiu a ideia de lançar um livro.

A partir de então, durante a organização do conteúdo, parecia que o livro já estava pronto devido à sintonia existente entre poemas e fotos. O mais foi selecionar o que havia de melhor na produção, produzir imagens para poemas novos, que foram surgindo, e produzir poemas para novas imagens captadas que mereciam entrar no livro.

Em julho de 2015, a editora europeia Chiado de Portugal, após analisar os originais do livro, identificou o potencial literário e mercadológico da obra.  ‘É tudo. Muito. Di-verso’ ficou pronto em janeiro deste ano, sendo lançado em Campina Grande no dia 16 de março.

 

(Da Redação, com informações de assessoria)