Aydar, Demônios da Garoa e Rodrigo Campos estão em EP que homenageia Benito di Paula

Aydar, Demônios da Garoa e Rodrigo Campos estão em EP que homenageia Benito di Paula

Música - 15, julho, 2022

A celebração do octogenário de Benito di Paula teve início com o lançamento de ‘O Infalível Zen’ (2021), primeiro disco de inéditas em 25 anos, concebido por ele ao lado do filho, Rodrigo Vellozo.

(Benito di Paulo ao Lado de Rodrigo Vellozo, acima / Foto: Murilo Alvesso – divulgação)

Agora, eles dão continuidade às comemorações com a idealização de um songbook, em que reúnem relevantes nomes da música brasileira em releituras de clássicos de Benito. “Proteção às Borboletas” e “Se Não For Amor”, apresentadas previamente como singles, foram gravadas por Teresa Cristina e João Bosco, respectivamente.

O resultado desta primeira parte do projeto foi exposto por meio do EP Madrugada lançado na quinta-feira (14), que soma Mariana Aydar, Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e o próprio Rodrigo Vellozo à lista de convidados.

“Madrugada”, faixa-título do EP, foi composta, originalmente, por Benito e gravada por Jair Rodrigues no seu álbum homônimo de 1982. A canção chega com uma nova roupagem e com uma reunião de  diferentes gerações do samba paulista, como Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e Rodrigo Vellozo.

Já “Do Jeito Que A Vida Quer”, composição feita por Benito em homenagem ao sambista Ataulfo Alves, alcança novos traços na voz de Mariana Aydar. “A participação da Mariana foi muito especial. Ela conheceu a obra do meu pai durante a infância e, como muitos brasileiros, tem memória profunda e afetiva em relação a ele e seu repertório”, comenta Rodrigo Vellozo, que, além de participar de uma das canções, é idealizador do projeto.

“Proteção às Borboletas” ganha versão de Teresa Cristina, enquanto  “Se não for amor” chega em gravação de João Bosco. Esta última, inclusive,  foi a primeira música do projeto a ser lançada e traz  arranjos de metais de Thiago França.

“Cada um dos artistas que estão no plano tem uma ligação profunda e particular com o acervo e com a história do grande artista que é o meu pai. Conseguimos reunir vários universos dentro dos oitenta anos de vida de Benito”, finaliza Vellozo.

Pensado como uma extensão do EP, a versão completa do songbook chegará no segundo semestre. “O que me inspirou a idealizar um propósito como esse foi a ideia de explorar as mais diversas e profundas perspectivas sobre a obra do meu pai”, pontua Rodrigo. O rapper Criolo e a cantora e compositora Juçara Marçal são alguns dos nomes já confirmados para o álbum.

Ouça o EP “Madrugada” aqui

Ficha técnica

“Se não for amor”

João Bosco – voz e violão

Thiago França – arranjo, regência, sax e flauta

Grazi Pizani – trompete

Maria Beraldo – clarone

Amilcar Rodrigues – trompete

Allan Abadia – trombone

Pedro Fuentes – trombone

“Madrugada”

Demônios da garoa – vozes

Rodrigo Campos – voz, surdo, cavaco

Rodrigo Vellozo – voz, piano

Allen Alencar – guitarra

Marcelo Cabral – baixo

Thiago França – sax

Igor Caracas – bateria, tamborim

“Proteção às borboletas”

Teresa Cristina – voz

Rodrigo Vellozo – piano acústico e Rhodes

Rodrigo Campos – cavaco, agogô, surdo

Thiago França – flauta

Marcelo Cabral – contrabaixo

Igor Caracas – bateria, tamborim, ganzá

“Do jeito que a vida quer”

Mariana Aydar – voz

Rodrigo Campos – cavaco, surdo, agogô

Marcelo Cabral – baixo

Allen Alencar – guitarra

Thiago França – sax

Igor Caracas – bateria

Gravação: Alexandre Fontanetti e Frederico Pacheco

Assistente de gravação: Insano Luz

Mixagem: Alexandre Fontanetti

Masterizado: Felipe Tichauer

Arte: Manuela Eichner

Design: Julio Dui

Músicas escritas por Benito Di Paula

Direção artística: Rodrigo Vellozo e Romulo Fróes

(Texto da assessoria do artista)