Banda paraibana lança projeto e é destaque em revista nacional

Banda paraibana lança projeto e é destaque em revista nacional

Eventos - 6, outubro, 2015

Anonimato com Riva

Já imaginou ouvir um rock com sotaque bem nordestino? Pois é, isso mesmo! Ele existe. É o rock ‘Made in Paraíba’ da banda Anonimato. Autêntico, o grupo de João Pessoa lançou um CD e gravou um vídeo, para comemorar os seus nove anos de estrada.

A banda anuncia o seu mais novo trabalho e dá uma boa notícia: a ‘Anonimato’ é destaque na última edição da revista “Comando Rock”, publicação nacional que é referência na área.

No início, era apenas um hobby, “uma brincadeira entre amigos” no estúdio. Mas depois a banda se firmou e passou a fazer rock com identidade própria. Mas como será fazer rock em uma região onde a cultura do forró é tão forte? “Tem que matar um leão todo dia, pra ter estímulo. É uma batalha diária, porque existe uma resistência ao rock”, revela o vocalista e líder da banda, Emanuel Américo.

Lançamento de projeto no Juliano Moreira

A banda Anonimato se prepara para o HQ, evento que deve acontecer de 16 a 18 deste mês, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Além disso, o grupo pretende lançar um projeto no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Capital, para levar o seu trabalho a um público que não tem acesso à música. Segundo o grupo, o rock como instrumento de inclusão social.

 Gerações afinadas

A música une gerações. E com o rock não é diferente. A banda Anonimato é um exemplo claro. É formada por músicos de três gerações: Rivando Guilherme, 15 anos (guitarrista), Danilo de Oliveira (baixista) e Carlos Vidal (baterista), 28 anos e Emanuel Américo, 46 (guitarrista, vocal e compositor). Se na idade os integrantes são tão diferentes, na partitura musical, as diferenças se transformam na mais perfeita harmonia. Os sons se encontram, as notas musicais se encaixam e os companheiros se afinam.

Tanto é que, em 2008, a banda ganhou o Festival do Sesc, em João Pessoa. Com arranjo próprio e uma canção autoral: “Mundo obscuro”.IMG_1460

 Crítica social

Para compor seus trabalhos, Emanuel Américo se inspira no dia a dia dos diferentes “Brasis” em que vivemos: o Brasil dos pobres e o dos ricos.

As letras também falam de conflitos, enigmas, da vida após a morte e tragédias cotidianas, como na música “Tocha Humana”, que conta a história de uma mulher que ateou fogo no corpo porque brigou com o namorado (fato verídico).

 Influência

A influência para o som, segundo Emanuel, parte de nomes como Iron Maiden, Led Zeppelin e alguns outros. Mas é bem característica a mistura de guitarras pesadas calibradas pelo sotaque nordestino.

“Fazemos rock com identidade própria. Temos um estilo gringo, mas com sotaque bem nordestino, nada de chiado nas músicas”, ressalta o vocalista.

 A banda

Criada em 2006, a banda Anonimato exerce seu hard rock com influências setentistas e contemporâneas. Na noite, já se apresentou em bares da cena underground e da praia, teatros e praças.

Seu CD independente “Mundo Obscuro” tem composições autorais, a exemplo de “No quarto”, “Sem limites”, “Anonimato”, “Surfista de alma”, “Enigma”, “Tocha humana” e “Espelho”.

De acordo com o líder Emanuel, o nome da banda “é uma homenagem aos bons artistas que estão escondidos, no anonimato”.

Festivais e prêmios

O grupo já participou de festivais e eventos na Paraíba e em outros Estados, como o Tendencies Rock Festival (TO), Faça Arte, Não Faça Guerra (RN), Praça do Rock (Cajazeiras), Circuito das Praças e Som das Seis (João Pessoa), Split Sonoro (Recife-PE), Rock até os Ossos (Fortaleza-CE), entre outros.

Ganhou o prêmio de Melhor Banda Visitante de Rock do Alto Oeste Potiguar de 2007.

Grupo canta o ‘espelho’ do Brasil

Recentemente, a banda teve a música “Espelho” selecionada em um festival, no interior da Paraíba. A canção retrata a situação socioeconômica do Brasil. “Escrevemos essa música há 20 anos, mas continua atual”, destaca Emanuel.

(Por Henriqueta Santiago)

 

LETRAS DE MÚSICAS

 

Mundo Obscuro (Banda Anonimato) CAPA CD MUNDO OBSCURO

Existem mundos estranhos

Dos quais não tomamos parte

São mundos indefinidos

Porém imaginados

Quem sabe corpos vagando

Em lugares indeterminados

Um choque de gerações

Talvez mortos inconformados

Será que estamos caminhando

Para este mundo obscuro

Onde tudo é desconhecido

Um mistério inesperado

Estamos designados

A seguir o nosso caminho

Embora não saibamos qual

Chegaremos ao nosso destino.

 

Sem Limites (Banda Anonimato)

Vejo barreiras

Eu vejo ganância, indecisão

Indecisão

Cartas na mesa

Game over Meu irmão

Meu irmão

A hora é essa cai de cara

Vacile não

Vacile não

Tenha certeza

Confie em você

Não dê satisfação

Satisfação, oh não!

Os anos se passam, não marque bobeira

Use a razão

Use a razão

Pise fundo

Siga em frente

Não sonhe em vão

Não sonhe em vão.

 

SERVIÇO: Informações: Emanuel Américo (9929-0264 ou 8888-0843)