Dia do beijo – Beijar faz bem ao coração, diz cardiologista

Dia do beijo – Beijar faz bem ao coração, diz cardiologista

Eventos - 13, abril, 2016

 

tipos_de_beijos

Tem coisa melhor do que ser surpreendida com um beijo apaixonado? E quando esse beijo traz consigo uma mistura de carinho e desejo? É uma sensação maravilhosa que relaxa, alivia o estresse e faz muito bem à auto-estima e ao coração.

Cardiologista Valério Vasconcelos_2Quem atesta é o cardiologista Valério Vasconcelos, médico pesquisador do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) e professor do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

“Quando beijamos, existe a liberação das endorfinas, as ‘substâncias da alegria’, que reduzem o estresse e causam a sensação de bem-estar, a mesma que sentimos quando comemos um chocolate. Por liberar essas substâncias, há a dilatação dos vasos e alguns músculos também trabalham”, explica o cardiologista Valério Vasconcelos.

 

Mais amor: menos depressão

Para o médico pesquisador do Incor, Valério Vasconcelos, os benefícios do beijo aumentam ainda mais e são potencializados quando existe um ingrediente a mais: o amor. Pois, segundo o especialista, o amor também reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, que são riscos psicológicos para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

“Quando existe esse sentimento, esse compartilhamento, realmente o beijo traz inúmeros benefícios ao coração. O afeto compartilhado é muito bom para o coração, gera bem-estar (endorfina) e pode ser uma das causas da longevidade, ou seja, quem ama e é amado vive mais e melhor”, conclui Vasconcelos.

 

Dia do Beijo

IMG-20160411-WA0035O beijo é um gesto de amor e carinho tão importante que tem até um dia dedicado a ele. O Dia Internacional do Beijo é festejado hoje, 13 de abril.

O beijo é capaz de aferir o grau de entrega de um casal e até de definir o futuro de uma relação, porque ele é uma espécie de “termômetro” do relacionamento.

“Para mim, o beijo representa o encontro de duas almas em sintonia, que se entregam àquele momento e às carícias da paixão”, descreveu a telefonista e estudante universitária Rosângela Vilela. Casada há 13 anos com o gestor de contrato Valmir Lourenço, ela diz que o beijo mantém a chama acesa. “Beijar não é apenas uma demonstração de carinho, mas o encontro e o combustível de duas pessoas que se amam”, completa.

 

Beijar queima calorias

Se para a relação o beijo é capaz de medir o nível de paixão e envolvimento do casal, para a saúde e a mente, os benefícios também são enormes.

Não há uma definição exata, mas durante um beijo estima-se que são mobilizados pelo menos 29 músculos, sendo 17 linguais. Além disso, o beijo queima calorias. Um beijo demorado consumiria até 12 calorias.

 

O beijo é o início de tudo

Já para a servidora pública federal Ana Clélia Ferrarezi, “o beijo é a porta de entrada para o amor”. Para ela, formada em Economia e Direito, em matéria de beijinhos, não precisa economizar. Pois, através do beijo, começam as descobertas entre o casal.

Beijar seria o encontro, “o festar” dos lábios…

Se beijar já era bom, imagina agora com recomendação médica!  Então, o que está esperando? Já melhorou a saúde do seu coração hoje? Vamos beijar muito…todos os dias!

(Por Henriqueta Santiago)