Benedito do Rojão leva regionalismo puro ao MAPP

Benedito do Rojão leva regionalismo puro ao MAPP

Música - 28, julho, 2017

 

Com mais de 50 anos de atividade e contemporâneo de nomes como Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, Benedito do Rojão é um símbolo da música popular regional. O campinense que nasceu há 79 anos num sítio do distrito de Catolé do Boa Vista será o convidado desta noite (28) do projeto Sextas Musicais, do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande.

O projeto, que tem atividades a cada última sexta-feira do mês, reúne público e artista para um bate-papo em todo de sua vida e obra.

João Benedito Marques ganhou a alcunha ‘do Rojão’ por ser exímio cantador e compositor deste derivado do forró. O pai do artista era vaqueiro e carreiro, e foi com ele que, ainda criança, Benedito teve seus primeiros contatos com a música, tendo o pai, inclusive, formado uma roda de coco.

História é sempre bom

Benedito ainda era menino quando um sanfoneiro de oito baixos, chamado Severino Biró, chegou à região para se apresentar. Durante um intervalo dessas festas, Benedito pegou o pandeiro e começou a tocar, o que chamou a atenção do público e do artista. Surgia, assim, o primeiro convite para se apresentar, não apenas naquela festa, mas noutros lugares, junto com Severino Biró.

Benedito do Rojão ganhou vários prêmios e troféus, além de ser agraciado com o Título de Mestres das Artes da Paraíba, que beneficia artistas cujo trabalho tenha contribuído para a formação do patrimônio cultural paraibano. O primeiro CD de Benedito, porém, veio somente quando o artista contava 60 anos de idade. Hoje, ele dispõe de oito trabalhos, sendo setes CD’s e um DVD.

Também teve a sua vida e obra retratada em um filme não ficcional, “A entrada do rojão”, dirigido por Riccardo Migliore e foi homenageado pelo Forró Fest, onde recebeu o Troféu Asa Branca. Nesse Festival foi premiado por duas vezes, tendo ficado em segundo lugar, com as canções “Sertão e Sofrimento”, e “Pedido a São Francisco”.

Serviço
Projeto Sextas Musicais, com Benedito do Rojão

28/7 – 19h  |  Museu de Arte Popular da Paraíba (às margens do Açude Velho)  | Campina Grande-PB

Entrada gratuita

Mais informações: (83) 3310-9738

 

(Da Redação, com informações da assessoria do projeto)