Bixarte e Julian Santt são destaque em programação do Palco Giratório

Bixarte e Julian Santt são destaque em programação do Palco Giratório

Eventos - 9, maio, 2023

A potência, o talento e o poder das mensagens cantadas por dois artistas da Paraíba são destaques na 17ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, evento cultural que acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de 12 a 28 de maio.

Parte de uma programação repleta de nomes consagrados das artes cênicas, Julian Santt e Bixarte se apresentarão no último final de semana do Festival, nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente, em shows que celebram e fazem refletir sobre diversidade e a luta contra a transfobia.

“Com 37 grupos e um total de 50 espetáculos, a diversa programação do Festival Palco Giratório convida os espectadores a refletir sobre memórias, corpos, lutas, sentidos e afirmações. Buscamos abarcar a pluralidade de linguagens e de temáticas, viabilizando rotas da resistência e re- existências para todos os públicos. É uma honra e uma alegria estarmos recebendo a Bixarte e o Julian Santt como parte deste projeto”, destaca a coordenadora de cultura do Sesc Rio Grande do Sul e curadora do Palco Giratório, Jane Schoninger.

Manifesto

Artista transmasculino paraibano, cantor e compositor, Julian Santt apresentará “Show-Manifesto” no dia 27 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 — Cidade Baixa), em Porto Alegre.

O espetáculo busca dar voz a histórias dissidentes da cisgeneridade, abordando temas como a diversidade de gênero e a sexualidade em uma mistura de música popular e poesia com referências do rap, rock e reggae.

No trabalho, Santt fala sobre LGBTfobia e o ato de amor e cuidado ao corpo trans.

Julian Santt / Foto: Caio Oviedo – divulgação

‘Traviarcado’

Já a cantora, atriz, poeta, compositora e “artivista” Bianca Manicongo, a Bixarte, interpretará as canções de seu primeiro álbum de estúdio, o recém lançado “Traviarcado”. O show acontecerá no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 — Cidade Baixa) no dia 28 de maio, às 19h.

Bicampeã do Slam Estadual da Paraíba e a primeira travesti ganhadora do Festival de Música da Paraíba em 2020, a artista passeia por ritmos latinos, etnopop, trap e batidas do Kettu, enquanto reflete sobre o fim do patriarcado e a luta contra o preconceito, com palavras carregadas da sua identidade trans, negra e nordestina.

Em março, Bixarte foi lembrada pela Forbes como umas das “10 novas (e promissoras) cantoras brasileiras para conhecer”.

A programação completa do evento, que é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, pode ser conferida no site oficial.

Além dos espetáculos, a agenda conta com 11 ações formativas gratuitas e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, da Editora Cobogó.

Dentre os artistas participantes do festival, estão nomes consagrados como Dodi Leal, Silvero Pereira, Adnã Ionara, Ana Carbatti e outros.

(Texto da assessoria do evento)