Bonecos invadem a praça em Solânea

Bonecos invadem a praça em Solânea

Eventos - 10, março, 2016

boca de cena1A terceira fase do projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’, da Companhia Boca de Cena, estreia neste sábado (12) com uma apresentação em praça pública na cidade de Solânea, no Brejo. O grupo mostrará, a partir da 20h, na Praça 26 de Novembro, sua nova montagem, o espetáculo ‘Tem boi no algodão’.

Selecionado nos editais 2015 do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto chegará a seis municípios nessa etapa, com apresentações de tratro de boneco e o trabalho de mapeamento e documentação dessa expressão cultural, além de levar capacitação e formação de novos agentes culturais

No domingo (13), o grupo promoverá oficinas sobre patrimônio imaterial e elaboração de projetos culturais, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Interessados podem se inscrever até a sexta-feira (11) no Cine Teatro Municipal de Solânea, ou ligar para o número (83) 99327-2060 a fim de garantir vaga.

O projetoboca de cena2

Começou em 2013 e, naquele momento, como o própri grupo Boca de Cena reconhece, um divisor de águas em seu trabalho. Associando apresentações e pesquisa, a companhia implementa trabalho importante na preservação do teatro de babau.

O ano de 2013 foi como um divisor de águas na carreira dos integrantes da Cia Boca de Cena, como também no cenário cultural paraibano, pois, através do projeto de circulação ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’, alcançamos feitos de importante relevância para o teatro de bonecos e cultura popular em nosso Estado.

A primeira etapa serviu para promover a circulação desses espetáculos (o babau tradicional e o tratro de bonecos popular contemporâneo) e intercâmbio entre mestres bonequeiros.

A segunda etapa proporcionou aos mestres parceiros levarem sua arte a lugares onde nunca estiveram. Essa fase também impulsionou o processo de pesquisa e mapeamento histórico das manifestações populares, que foram reunidas em documentário longa-metragem, com amostras da cultura popular que se cria desde o litoral ao sertão da Paraíba. Até agora o projeto percorreu 18 cidades. (Da Redação, com assessoria de imprensa / Boca de Cena)

 

Ficha Técnica:

Diretor Geral – Artur Leonardo W. Barbosa

Diretora de Produção e Pesquisa – Amanda A. Viana

Assistente de Produção – José Valério Francisco

Assessor de Comunicação – Anderson Vinícius Santana do Nascimento

Coordenador Técnico Financeiro – Humberto Antônio Dias