Brasil tem 96 festas juninas em 87 cidades de 21 Estados

Brasil tem 96 festas juninas em 87 cidades de 21 Estados

Turismo - 30, maio, 2017

 

Em 2017, o Ministério do Turismo identificou, em seu Calendário Nacional de Eventos, 96 festejos juninos em 87 cidades de 21 estados em todas as regiões do país. Todos os eventos foram cadastrados no site do Ministério por gestores, organizadores e produtores.

Um mapa eletrônico do Brasil na página do MTur na internet relaciona os eventos destacados pela pasta. Ao passar o cursor sobre ao mapa da Paraíba a lista de festas seis eventos:

Réplica da Vila Nova da Rainha, no Parque do Povo, em Campina

BAYEUX – Festa Junina dos Manguezais (1/6 a 15/8)

CAMPINA GRANDE – Maior São João do Mundo (2/6 a 2/7)

CAMPINA GRANDE – Arraiá de Cumpade (3/6 a 1/7)

ITAPORANGA – São Pedro (27 e 28/6)

PATOS – São João (20 a 25/6)

SOUSA – São João de Todos (19 a 24/6)

A divulgação dos festejos, bem como a realização de ações de promoção e apoio à comercialização, fazem parte da estratégia conjunta do Ministério do Turismo e Embratur para posicionar e promover os destinos turísticos que celebram os festejos juninos. Para tanto, foi elaborado um edital de Chamada Pública que selecionou cinco municípios brasileiros que celebram festejos juninos, para receberem ações da Pasta.

Arraiá de Cumpade, no Distrito de Galante, zona rural de Campina

“Queremos que o São João tenha seu valor turístico reconhecido tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma manifestação cultural extremamente rica que tem enorme potencial para se transformar em um produto turístico assim como o Carnaval. Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo tem investido fortemente em um conjunto de ações”, informou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Jornalistas e influenciadores digitais

Os destinos receberão jornalistas e influenciadores digitais de todo o país para apresentarem um pouco de suas festas e atrações. Para a seleção dos destinos foram considerados fatores como o fluxo turístico das festas, bem como o roteiro de visita proposto para realização da visita, ao festejo em si, e também à comercialização e promoção da festa e do destino. O MTur realizará ainda rodadas de negócios sobre o São João.

Dinheiro não veio para a Paraíba

Treze municípios de quatro estados também receberão apoio do MTur no valor de R$ 2,8 milhões por meio de emendas parlamentares. São eles: Maracanaú (CE), Mata de São João (BA), Itaberaba (BA), Itatim (BA), Glória (BA), Canudos (BA), Mairi (BA), Capela do Alto Alegre (BA), Correntina (BA), Miranorte (TO), Sitio Novo (TO) Macedônia (SP) e Gavião Peixoto (SP).

Ruth Avelino, presidente da PBTur

PBTur reúne prefeituras

Na tarde desta terça-feira (30), 25 cidades paraibanas apresentaram suas programações de festejos juninos. Foi em evento organizado pela PBTur no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, que reuniu gestores municipais e estaduais e representantes da área turística privada.

Com comidas típicas e forró, o evento serviu como lançamento do catálogo de festas dessa época na Paraíba.

“O São João é uma festa que está inserida na cultura nordestina. Nós convidamos todas as prefeituras do Estado, pois sabemos que mesmo o poder público não promovendo festejos,  a população se mobiliza, apoia a exibição de quadrilhas juninas, faz fogueira, prepara comidas típicas e assim mantém a tradição”, explicou a presidente da PBTur, argumentando sobre a necessidade de inserir todas as cidades.

 

 

 

 

 

 

 

As prefeituras e instituições que participaram do evento:

Araruna

Areia

Bayeux

Bananeiras

Belém

Borborema

Cacimba de Dentro

Cabaceiras

Campina Grande

Cabedelo

Duas Estradas

Gurjão

João Pessoa

Juru

Lucena

Monteiro

Pedras de Fogo

Santa Rita

Santa Luzia

Soledade

Serraria

São Bento

Taperoá

Queimadas

Fórum Turístico do Brejo

 

(Informações do Ministério do Turismo e da Secom-PB)