Brasil tem única companhia de ballet de cegos

Brasil tem única companhia de ballet de cegos

Dança - 24, fevereiro, 2023

Até a segunda-feira (27), estão abertas as inscrições para as audições de bailarinos e bailarinas para a Cia Ballet de Cegos, primeiro e único grupo de dança, no mundo, formado por deficientes visuais.

A Cia., que é dirigida por Fernanda Bianchini, bailarina e fisioterapeuta que criou o método pioneiro de ensino de dança para cegos, hoje é referência na aplicação da 2ª arte dentro do processo de inclusão e acolhimento desse público, com ênfase nos resultados terapêuticos e pessoais que também proporciona.

Hoje, a Cia. Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini é composta por 20 bailarinos e já se apresentou em vários países – como Argentina, Inglaterra, Alemanha, Polônia, EUA, México e Chile -, e em todo o território brasileiro, com destaque para a participação na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

Em 2015, o grupo foi tema do documentário ‘Olhando para as Estrelas’, do cineasta Alexandre Peralta, produção que recebeu diversos elogios da crítica especializada pela abordagem sincera, delicada e inclusiva sobre o trabalho dos dançarinos cegos.

Podem se inscrever pessoas cegas ou com outras deficiências com idade a partir de 18 anos, com nível intermediário em dança clássica ou contemporânea e flexibilidade de horários para ensaios e apresentações.

Os currículos com foto devem ser encaminhados para o e-mail secretaria@afbb.ong.br até o próximo dia 27 de fevereiro, às 23h59.

Audição

A audição será realizada na sede da AFB (Rua Domingos de Morais, 1.765 – São Paulo – SP), no dia 3 de março de 2023, das 9h00 às 10h30, para uma banca formada pela coordenação pedagógica da entidade e convidados.

Os selecionados na audição passarão por entrevista com a coordenação e, caso aprovados, receberão uma remuneração acordada com os dirigentes da Associação Fernanda Bianchini.

(Texto da assessoria da Associação)