Brechó Verde chega a João Pessoa neste sábado

Brechó Verde chega a João Pessoa neste sábado

Eventos - 5, julho, 2019

Neste sábado (6), chega a João Pessoa o Brechó Verde, que será realizado no Salão Vlademir na Usina Cultural Energisa. O Brechó verde levanta a bandeira da sustentabilidade e economia, incentivando o consumo consciente e a troca de conhecimento sobre o tema com os participantes.

Se antes um brechó era sinônimo de “coisa velha” e símbolo de coisa pobre, agora tudo mudou com o crescimento do e-commerce e uma consciência mais sustentável da população no país. Todo esse aumento de interesse em brechós é muito válido, porque ele trata dos dois principais pilares da sociedade, o econômico e o ambiental.

A sustentabilidade e a importância dos Brechós, se coloca em prática na reutilização de algo que já foi de alguém, mas que, por isso, não será apenas jogado no lixo, poupando a natureza de todo o trabalho de decomposição do objeto, sendo o chamado “consumo consciente”.

Esse consumo ajuda a evitar que algo vá para o lixo, diminuindo o volume de itens em aterros sanitários e diminuindo a poluição do meio ambiente. Porém, os brechós estão muito além do reaproveitamento de roupas, a questão é muito mais profundo do que dar um novo propósito às peças.

Roupas dobraram

De acordo com relatório de 2017 da Fundação Ellen MacArthur, a produção de roupas quase dobrou nos últimos 15 anos e a demanda continua crescendo. Uma roupa nova precisa de muitos recursos para serem produzidas, sendo a indústria têxtil uma das maiores geradoras de poluentes, e a maneira como sua cadeia de produção funciona raramente é transparente.

Menos de 1% de todo o material é reciclado e dá origem a novas peças, o que contribui para o aumento da poluição, já que a indústria da moda gera 1,2 bilhão de toneladas de emissões de gases que causam efeito estufa anualmente, e a produção têxteis gasta em torno de 93 bilhões de metros cúbicos de água por ano.

Além da sustentabilidade, os brechós se apresentam como uma alternativa econômica tanto pra quem compra e vende. Pra os clientes, o brechó se torna uma opção mais acessível e barata de roupa, acessórios, livros e outros produtos, tanto que segundo o Sebrae nacional, consumidores de brechós economizam cerca de 80% nos produtos quando relacionado a produtos novos.

Para quem vende, os brechós se tornaram uma forma de trabalho e fonte de renda, que segundo um levantamento do Sebrae de 2015, os brechós movimentam R$ 5 milhões por ano, seja no formato convencional de loja física ou virtual, com as peças oferecidas nas redes sociais.

O evento se vê como um incentivador de mudanças no habito de consumo e mercado, dando o primeiro passo para que a mudança saia da teoria para a prática. O evento também contará com um Flashday Tatoo para quem quiser sair com uma tatuagem nova, e a presença de uma massoterapeuta profissional pra fazer uma super massagem relaxante pra descansar do cotidiano. No palco acontecerá duas apresentações musicais infantis com a Contação da Rua que é um grupo infantil que faz apresentação interativa englobando contação de histórias com bonecos, músicas, brincadeiras musicais e práticas de musicalização. Direto de Recife, terá a atração de contação de histórias e brincadeiras lúdicas com o quintal frutífero. E pra finalizar a noite teremos a apresentação musical do cantor Felippe Farias que cantará grandes hits de sertanejo e forró pra todo mundo se divertir.

Serviço:

6/7  |  16h às 22h  | Salão Vladimir Carvalho – Usina Cultural Energisa  |  João Pessoa-PB

(Da assessoria do evento)