Cabaceiras faz 19ª Festa do Bode Rei cheia de forró e sabor

Cabaceiras faz 19ª Festa do Bode Rei cheia de forró e sabor

Eventos - 4, junho, 2017

 

A simplicidade, a segurança e o sabor foram os destaques da 19ª Festa do Bode Rei, que começou na sexta-feira e termina na noite deste domingo (4) em Cabaceiras, na região do Cariri.

O evento atraiu milhares de pessoas atraídas pela gastronomia proporcionada pelo bode, principal produto da agropecuária dessa área. A Festa do Bode Rei, na verdade, gira em torno da chamada ‘cultura  bodística’, de maneira que nela o carro-chefe é o menu que se baseia na carne de bode.

O bode ‘Malhado’, astro da passarela, deu motivo para milhares de selfies com com seus fãs / Foto: José Carlos – Festar

Mas há também os jogos que incluem sempre o animal – como é o caso da ‘fórmula bode’, uma corrida bem humorada onde os competidores disparam em busca da linha de chegada na companhia de seus bodes – há música regional, cantoria e o artesanato, que é muito forte e tem uma feira completa com muitas lojas expondo artigos diversos confeccionados em couro.

Há até a ‘coluna social do bode’, uma passarela onde o astro é um majestoso animal cortejado por uma fila interminável de fãs que posam ao seu lado para as redes sociais. Neste ano, ‘Malhado’ foi o bode escolhido para a passarela na ‘Roliúde Nordestina’, como é conhecida Cabaceiras (cenário de várias produções cinematográficas).

Esquisito mesmo é a posso mais escolhida entre os fãs: segurando os chifres do bicho (que não deve gostar muito, sobretudo após horas esperando aquela fica que não parece dar sinais de que diminui).

Neste ano, segundo prefeito Tiago Castro, os criadores da região levaram para Cabaceira 1,5 toneladas de carne de bode, de onde foram feitas mil buchadas, churrasco, pernil, costela assada e outras iguarias.

O centro da cidade teve praça de alimentação, arraial popular (onde se apresentaram trios forrozeiros e outras atrações locais), exposição de artesanato e exposição de animais.

No estádio municipal, have shows privados, que não tiveram participação da Prefeitura Municipal, reunindo artistas mais famosos. (Clique sobre as fotos e curta a galeria, abaixo)

 

(José Carlos dos Anjos Wallach)