logo

Início > Teatro >

Cabedelo pede ao Estado cessão do Teatro Santa Catarina

22 de agosto de 2017 Foto: Divulgação



 

A Prefeitura de Cabedelo informou que solicitou novamente ao Governo do Estado a formalização da cessão do Teatro Santa Catarina para o município. Segundo a Prefeitura já existe um convênio federal no valor de R$ 487,5 mil para a reforma do prédio, verba que só pode ser repassada quando a gestão municipal tiver o teatro sob sua tutela.

Os secretários Rodrigo Martines (Habitação) e Walber Farias (Meio Ambiente), além do vereador Tércio Dornellas, se reuniram com o secretário de Infraestrutura da Paraíba, João Azevedo, no último dia 16. Eles foram solicitar ao poder público estadual celeridade na formalização de cessão de uso do Teatro Santa Catarina. Desde 2015, o pedido nesse sentido tramita no Governo do Estado.

Após a assinatura do contrato de repasse serão iniciados os prazos para apresentação do projeto, titularidade da área e licenciamento ambiental para fins de análise e aprovação da Caixa Econômica Federal. Com a aprovação do projeto, a Caixa autoriza o início do processo licitatório.

“A cessão precária, até então vigente, impede que a Prefeitura realize intervenções de reforma na estrutura do teatro. Considerando a existência de recursos para a reforma e a necessidade de formalização da cessão de uso ao município de Cabedelo para viabilizar a legalidade da intervenção, nós renovamos a solicitação com o objetivo de garantir o investimento federal, considerando que ao longo desses 30 anos, poucos reparos foram feitos na estrutura do teatro. O prédio vem sofrendo com a ausência de investimentos e de manutenções eficazes, sendo utilizadas apenas ações paliativas, o que levou a redução na sua capacidade de atendimento e obsoletismo nas suas estruturas e equipamentos”, explica o secretário Rodrigo Martines.

Patrimônio

O Teatro Santa Catarina foi inaugurado no dia 13 de março de 1987, a partir da percepção do Grupo de Teatro Experimental de Cabedelo (TECA), sobre a necessidade de construir um local que fosse apropriado para apresentar seus espetáculos, tornando-se importante patrimônio cultural cabedelense.

Em 13 de janeiro de 2016 foi emitido um laudo técnico da vistoria realizada nas instalações do Teatro Santa Catarina, cujo documento concluiu pela interdição imediata do prédio, que está sem funcionamento desde então.

(Da Redação e Secom-Cabedelo)

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS

Quem sabe fazer sua festa

logo