Cainã Araújo embarca seu forró para a Europa

Cainã Araújo embarca seu forró para a Europa

Música - 3, fevereiro, 2019

 

Baiano de Vitória da Conquista, Cainã Araújo será o próximo nordestino a embarcar rumo à Europa para mostrar seu forró. Ele parte no dia 11 deste mês e faz no dia 15 em Münster, na Alemanha, o primeiro de uma série de shows que passarão por sete países. Serão 15 cidades, entre elas Roma, Londres e Paris.

Cainã domina a sanfona com uma levada suave e afinadíssima, procura nos acordes o clima exato do chamado forró pé de serra, um elemento exigido pelo público europeu. O continente realiza atualmente pelo menos 30 médios e pequenos festivais que colocam esse ritmo em destaque.

O convite para Cainã se apresentar na Europa foi feito pelo brasileiro Rodolfo, que é um dos produtores de eventos de forró na Europa. Ele estava no último Festival de Forró de Itaúnas (ES) e viu a apresentação do baiano, que conquistou a segunda colocação numa das mais tradicionais competições do gênero no Brasil.

“Em princípio, o convite foi para participar dos festivais, mas agora também surgiu a possibilidade de ficar por lá. Eu estou indo para ficar”, afirma o cantor e compositor, que é filho do repentista, aboiador e improvisador reconhecido Onildo Barbosa.

Cainã sempre esteve cercado das influências artísticas e culturais do Nordeste, a começar dentro da própria casa com o seu pai, e também os irmãos, com destaque para o músico Rony Barbosa.

“Fui enxertado pela cultura nordestina de uma forma intensa dentro de casa”, lembra o jovem artista. “Eu me considero um privilegiado por ser cantor, sanfoneiro, compositor. Creio que isso é algo que vem da parte de Deus para algumas pessoas poderem emocionar outras”, diz. “Desde sempre eu admirei a música verdadeira, a que tem letra, melodia e harmonia construtiva. Sempre me senti atraído pela poesia nos versos que via meu pai fazendo e recitando. Creio que isso veio me dando a percepção musical que tenho hoje”, avalia.

O primeiro trabalho

Em ‘Coração Matuto’, Cainã assina oito das dez composições – as outras são do pai. “É um pouco da minha pequena obra que está começando a caminhar pelos ouvidos forrozeiros. Eu enxergo Coração Matuto como uma tentativa de manter a essência do verdadeiro forró”, afirma.

Ele conta o que sentiu às vésperas do lançamento: “Tive medo de que as músicas não agradassem, medo de arriscar em algo novo”, admite. Passado o primeiro momento de expectativa, percebeu que realizou bom trabalho.

Boas parcerias no CD

“Meu irmão Rony Barbosa, que na verdade considero como mentor na minha carreira, também produziu esse CD, cantando uma música composta por nós dois. Sheilami Guerreiro é uma amiga recente que tive o grande prazer de ter participando do disco, dona de uma voz maravilhosa que impacta nossos ouvidos. Ela canta comigo uma música minha em parceria com Ana Marques. E para fechar com chave de ouro tenho a participação de Cezzinha, para mim, o sucessor de Dominguinhos. Toca sanfona demais e tem um timbre de voz muito parecido com o de Seu Domingos. Cezzinha canta comigo uma música de minha autoria chamada Jardim de Deus”.

Cainã Araújo afirma que sua música é composta com a expectativa de agradar aos ouvidos que procuram a boa música assim como ele próprio procura. “Acredito no meu trabalho, pois faço com total verdade e naturalidade. Tenho também a expectativa de incentivar outras pessoas através da minha música, que sejam estimuladas a aprender a tocar sanfona ou a cantar, ou pelo menos a diferenciar o que realmente é música”, diz.

Roteiro da turnê

Alemanha

Münster – 15/2

Aachen

Hamburgo

Colonia

Freiburg

Dortmund

Munique

Essen

Itália

Roma

Suíça

Zurique

Basel

Bélgica

Bruxelas

Polônia

Breslavia

Inglaterra

Londres

França

Paris

(*) Só o primeiro show está com data definida

(Entrevista a Snides Caldas)