Campina Grande terá fórum permanente #SOSForró

Campina Grande terá fórum permanente #SOSForró

Eventos - 12, setembro, 2017

 

Artistas de Campina Grande e região próxima vão realizar no dia 22 deste mês o #SOS Forró, um evento que terá mesa de debates e show coletivo, inaugurando um espaço de discussão mensal para enfocar atualidade e futuro desse ritmo nordestino.

O primeiro desses encontros será no Saloon Bar, um dos espaços de entretenimento no Açude Novo, centro de Campina. Os debates começam às 15h e à noite será o show.

O desejo de iniciar essas discussões e aglutinar os artistas não é novo, mas tomou mais força durante a última edição do ‘Maior São João do Mundo’, cujo formato de parceria público privada provocou intensa discussão a respeito do espaço que o forró tradicional perdeu na festa, que em seu palco principal foi dominado pelo ritmo sertanejo.

Geovane Junior, idealizador do fórum

O São João de Campina não é o motivo único, afinal todas as festas juninas nordeste a fora têm replicada há alguns anos um formato comercial cuja tendência é realmente deixar de lado as raízes do ritmo mais tradicional da região.

O fato é que as discussões sobre o tema tiveram impulso a partir da última edição da festa, mas deverão ir mais fundo em seus questionamentos. Nesse contexto, o Fórum SOS Forró se propõe a mexer com pontos importantes desde a produção intelectual que alimenta a indústria do forró, passando pela sua associação com as raízes históricas, competências musicais, qualidade de repertório e preparação musical dos próprios artistas.

“Faremos um projeto sem polêmica, sem criticar A, B ou C. Até mesmo os forrozeiros mais radicais concordaram em que o nosso foco é buscar ideias, soluções, estratégias e planejamento para tornar nossa música sustentável”, disse o articulador do movimento, o compositor e cantor Geovane Júnior.

Segundo ele, o fórum permanente buscará discutir todos os aspectos que dizem respeito ao forró, inclusive a melhoria da qualidade musical e do repertório, de maneira que essa música recupere seu espaço na mídia.

Joana Alves da Silva, do Fórum Forró de Raiz

Os temas do fórum

A primeira rodada de debates do fórum vai ter três temas, envolvendo desde os direitos autorais até sustentabilidade do forró. O primeiro expositor será o advogado José Alves Cardoso, do Ecad, que abordará ‘Direitos autorais’. Em seguida, falará a professora Joana Alves da Silva, que é coordenadora do Fórum Nacional de Forró, produtora cultural e membro do Conselho de Cultura do Estado da Paraíba. Ela vai abordar o tema ‘Forró: sustentabilidade e futuro’.

O terceiro a expor será o músico Alessandro dos Santos Silva, que no meio artístico é conhecido como Sandrinho Dupan. Ele vai abordar uma temática também interessante por causa do crescente interesse que tem despertado: ‘O mercado do forró no exterior’.

Músico Sandrinho Dupan

Sandrinho, que também é produtor, pesquisador, escritor e coordenador da mostra de música do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP, o Museu dos Três Pandeiros), além de expor um dos temas do Fórum, vai atuar como mediador na mesa de debates.

A mesa da primeira rodada de debates terá ainda o cantor e compositor Geovane Junior, Noemi Leão (diretora comercial do Sistema Correio em Campina), Felipe Mota (diretor da Campina FM) e Edson Daniel (advogado e apresentador do programa ‘Quartas Culturais’, da Panorâmica FM).

O repórter Snides Caldas (blog Festar Muito) participou das discussões para definição da temática dos debates e será o responsável pela cobertura do evento.

O Fórum #SOS Forró será mantido basicamente com a força dos artistas locais e regionais e tem recebido adesão de entidades e pesquisadores ligados ao tema. O evento é apoiado pelo blog Festar Muito (festarmuito.com), que é linkado à plataforma eletrônica do Jornal Correio da Paraíba (correiodaparaiba.com.br).

Nessa primeira rodada de debates, público e artistas serão recepcionados pelo casão Quirino Lampião e Célia Maria Bonita. A performance dessa dupla de artistas regionais darão mais uma carga de regionalismo ao evento.

Uma cartilha do forró

Durante o evento será lançada a cartilha ‘O que é o forró’, de autoria de Sandrinho Dupan. Segundo ele, o objetivo do livro é trabalhar com estudantes de escolas públicas e privadas esse tema que envolve história e importância do ritmo musical.

As atrações

Geovane Jr.

Repercussão do evento na capa do Caderno de Cultura do Jornal Correio da Paraíba do domingo (10/9)

João Gonçalves

Inaudete Amorim

Gitana Amorim

Leon Lima

Roninho do Acordeon

Os anselmos

Jodemar do Acordeon

Edgley Miguel

Massilon Gonzaga

Jota Gomes

Dilsinho Medeiros

Zé Nobre

João Oliveira

Coroné Grilo

Érica Alves

Abdias do Acordeon

Cinthya Renalle

João Ribeiro

Aracílio Araújo

 

(Por José Carlos dos Anjos Wallach)