Capim Fashion retorna em maio, no Ville des Plantes

Capim Fashion retorna em maio, no Ville des Plantes

Eventos - 21, abril, 2023

O Mercado Capim Fashion está de volta. O evento de moda e design que foi realizado em João Pessoa entre 1997 e 2012 terá uma nova edição nos dias 3 e 4 de maio, no Ville des Plantes Open Mall, no Jardim Oceania. 17 expositores já estão confirmados, além de atrações artísticas como apresentações musicais e de dança, lançamento de livro e leilões de artes visuais.

Romero Sousa, idealizador e produtor original do Mercado Capim Fashion, mais uma vez está no projeto – agora como curador e produtor artístico. Isa-Caires Sousa é a produtora geral. O evento ressurge em um novo local, mas com a mesma filosofia: de vanguarda e inovador.

Romero Sousa

“Eu estou criando um mix com características muito mais autorais que as edições passadas”, conta o idealizador.

A escolha dos expositores tem um critério: “Estabelecer produtos que tragam um frescor bem contemporâneo e moderno, produtos na área de design, moda, artesanato, artes visuais, que tenha um diferencial e que sejam inovadores”, explica.

Isa-Caires Sousa

Em outubro do ano passado, o Capim Fashion ensaiou um retorno, dentro do projeto Festival Casa, produzido pelo Centro Cultural Piollin. Depois, veio o convite do Ville des Plantes, para que o evento seja realizado periodicamente. Uma área kids no local vai permitir que os pais visitem a feira enquanto os filhos brincam tranquilamente.

Expositores confirmados

Oa 17 expositores já confirmados apresentarão ao público peças em macramê, crochê, resina, joias, papel, além de decoração, arte indígena:

Ateliê Camila Buriti (peças em macramê)

Bella Portella (acessórios em crochê)

Doce Labor (bolo de rolo e de noiva)

Brechó Vila Verde

Papuiê Ateliê (decoração infantil e home)

Coletivo de Mulheres da Arte Naif PB (camisas, bolsinhas, caixinhas e artigos com estampas em arte naif)

Flos (peças em resinas com flores secas)

Camila Eco Design (arte e sustentabilidade)

Acessórios Valéria Antunes (acessórios exclusivos e autorias)

SOÉ (marca de acessórios inspirados na Paraíba)

Viva Celina (moda sem gênero, consciente e transparente)

Um Mói (moda autoral, produção independente e agênero)

Uma Briza (joias tecidas a mão e arte indígena)

Nó di Manas (pulseiras em macramê)

Makeubetter ECO (cangas e kimonos em viscose sustentável – biodegradável)

Sarah Santos Design Studio (papelaria artesanal mesclando as culturas africana e paraibana)

Além destes, a Artyoga participa como ONG convidada com bolsas feitas de lona de reaproveitamento. A coleção cápsula desse projeto é do estilista Romero Sousa, idealizador do evento.

Programação artística (em construção)

Quarta-feira, 3 de maio

– Leilão com 20 artistas urbanos de João Pessoa

– Apresentação de forró, com a Iandê Escola de Artes e Centro Cultural

– Apresentação circense, da Escola Piollin

Quinta-feira, 4 de maio

– Leilão com 20 artistas urbanos de João Pessoa

– Apresentação circense, da Escola Piollin

– Apresentação de dança do ventre e tango, da Iandê Escola de Artes e Centro Cultural

– Lançamento do livro “Nelson Pereira dos Santos e a Invenção do Cinema Nacional Brasileiro”, de Deyse Ramos.

Romero Sousa

Romero Sousa, idealizador do Mercado Capim Fashion, tem larga formação e experiência na área de moda. É formado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, com pós-graduação em Moda (na área de estilismo e modelagem de artefatos em couro) e Psicopedagogia. É professor de Artes, concursado pelo Estado da Paraíba e pelo Município de João Pessoa.

Ensinou a disciplina Cenário e Figurino no curso de Produção de Moda da Funetec- PB. Criou em 1992, a Empresa S. Pereira e Cia. Ltda, onde elaborou e produziu acessórios em couro da marca Z-AZ, sinônimo de tendência até os dias de hoje. Em 2007, foi convidado por meio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) a expor em Paris, onde apresentou sua coleção de acessórios em algodão colorido natural.

Desde 2011, através da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), expõe sua criação de estampas com caráter regional na Première Vision Pluriel, dentro do setor Design, nas edições de Paris e Nova York. Foi Diretor da Estação da Moda da Prefeitura de João Pessoa de 2007 a 2015, onde produziu a Semana Estação da Moda, o concurso de novos estilistas Fashiontech, a Revista Damoda, a Célula de Criação, entre outras ações.

Assina o figurino e a cenografia de diversas produções de audiovisual, como os curtas “Transubstancial”, “Ilha”, “Ultravioleta” e “Moído”. Foi produtor em “Gravidade”, “Transmutação” e “Moído” e diretor de arte nos longas “Beiço de Estrada” e “Ambiente Familiar”. Atualmente, ministra o curso de Direção de Arte no Centro Estadual de Arte (Cearte-PB).

(Larissa Claro e Renato Félix / Assessoria do evento)