Carlos Perê leva ‘Lumioso’ para o Salão de Artesanato

Carlos Perê leva ‘Lumioso’ para o Salão de Artesanato

Música - 20, dezembro, 2018

 

Em ‘Lumioso’, espetáculo que une música e poesia, o compositor-cantador Carlos Perê traz canções autorais e releituras de outros compositores, declama versos próprios e clássicos contemporâneos.

O show, junto com os músicos do grupo Boca do Cariri, ocorrerá na noite desta sexta-feira (21) dentro da programação cultural do 29º Sqlão de Artesanato da Paraíba, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Carlos Perê explica que ‘Lumioso’ propõe o “diálogo entre a força do invento poético e a música pop brasileira atual com marcante sotaque nordestino. Coco, reggae, toada, baião, cantiga de viola e outras baladas”.

Quem é

Artista de Campina Grande, Carlos Perê iniciou carreira musical em 1999 quando formou a banda Boca do Cariri e introduziu o canto nordestino na programação da tradicional Cavalgada de São José, no distrito de São José da Mata, onde reside.

Entre 2003 e 2015, em parceria com Socorro Lira, integrou vários projetos musicais como o Prêmio Grão de Música (São Paulo) e a série Memória Musical da Paraíba, com destaque aos projetos gráficos dos CDs de Caiana dos Crioulos, do álbum ‘Pedra de Amolar – tributo a Zé Marcolino” e do álbum “Lua Bonita – Zé do Norte 100 Anos’, ganhador do Prêmio da Música Brasileira em 2012.

Em 2009, como cantor/compositor, representou a Paraíba em São Luís do Maranhão, nas festividades dos professores da capital, tocando para mais de duas mil pessoas.

Em 2013 como compositor/intérprete recebeu o 1º prêmio no Festival Jackson do Pandeiro (Caminhos do Frio) em Alagoa Grande – PB, com a composição ‘Madeira Brasileira’, abrindo o show de Lenine, e teve também seu show selecionado para a Semana de Arte e Cultura do Cariri ‘Secas’ em Sumé, dividindo a noite com o cantor paraibano Escurinho.

Em 2014 voltou com sua banda ao Caminhos do Frio, em Alagoa Grande, dividindo a noite com o cantor Oswaldo Montenegro e tocou novamente no palco principal do festival ‘Secas’, em Sumé.

A partir de 2014 Perê iniciou uma bem sucedida experiência na música Junina, lançando seu primeiro trabalho em disco, o EP ‘Um Xote Pela Feira  e dois singles seguidos ‘Ferro de Engomar’ e ‘Vou-me Embora Para o Face’, realizando shows nas principais feiras de Campina Grande, no Salão de Artesanato da Paraíba e no Maior São João do Mundo.

A canção título do EP alcançou a grande mídia e caiu no gosto popular, afirmando Carlos Perê entre os novos compositores paraibanos.

Em 2016 e 2017 Perê e banda voltaram a participar de vários eventos culturais como o Comunicurtas (UEPB), a Flibo (Boqueirão), o Cinecongo (Congo), a Feira de Agro Negócios da Paraíba, os Salões de Artesanato da Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), o Bloco Rubacão da Socorro (carnaval de Campina), Troféu Gonzagão (Campina), Tributo a Marinês – ‘Dez Anos de saudade’ e o 1º Encontro de Seres Poéticos, no acervo cultural Zé Ramalho, em Brejo do Cruz.

 

(Da Redação, com assessoria do artista)