Carnaval de Rua de João Pessoa se firma no Centro Histórico

Carnaval de Rua de João Pessoa se firma no Centro Histórico

Eventos - 20, fevereiro, 2023

O bloco ‘E Tome Ladeira’ chegou em 2023 maior. Esse é o objetivo de qualquer bloco, sobretudo o que se dedica ao Carnaval de rua: quanto mais, melhor. A Rua General Osório, local do da concentração e arrasto, ficou tomada desde às 15h do domingo de Carnaval (19).

Também melhoram palco e som, o que seria de esperar por causa da evolução do bloco.

Poderíamos afirmar que João Pessoa tem um polo de Carnaval de rua fortíssimo no seu Centro Histórico, comandado, sobretudo, por Cafuçús, Raparigas de Chico, As Calungas, Imprensados e E Tome Ladeira, acompanhados de outros grupos menores que tendem a se expandir, à medida que o público e as autoridades forem enxergando corretamente esse movimento.

Rua General Osório lotada

Ladeira 23

Neste ano, ‘E Tome Ladeira’ manteve o nível e características das atrações, com muita instrumentação e batuques no asfalto, shows no palco e, na parte privada da festa (no interior da loja-casa de show General Store), uma folia mais reservada, paga e, por isso, sem empurrões e puxa-e-encolhe do meio da rua – contato normalíssimo no Carnaval de rua.

O fato de existirem as apresentações privadas + carnaval de rua parece ter complicado um pouco o fluxo da folia, porque os intervalos entre uma agremiação e outra foram longos. O som mecânico nas caixas do palco era acionado para compensar, mas o público ficava um bom tempo parado aguardando a energia das atrações ao vivo.

Faltou banheiro

O ponto negativo ficou pela inexistência de banheiros químicos. Aliás, uma falha enorme da Prefeitura Municipal, que não estruturou bem a área para receber as multidões entre quinta-feira e domingo (16 a 19).

Como consequência, os foliões tiveram que liberar o ‘excesso de líquido’ pelas esquinas, calçadas, meio-fio…as ruas no entorno dos eventos foram tomados por fedentina: foi o carnaval da ‘ureia livre’.

Os milhões de reais entregues pelo poder público, pagando grandes atrações nos blocos do Folia de Rua, formataram o Carnaval do polo Orla, mas deixaram a descoberto o Polo Centro Histórico, na nossa opinião o melhor entre eles, ao lado do Carnaval Tradição (no Polo Duarte da Silveira), que também tem mostrado evolução em conteúdo e adeptos.

A questão central nessa discussão não prega a inviabilização de um movimento que já está concretizado, que é a Semana Pré-Carnavalesca de João Pessoa, com o seu produto ‘ Folia de Rua’. Pelo contrário, busca a expansão do movimento de ‘Carnaval de Rua’ para outros polos, onde estão mais preservadas as orquestras de frevo, os ritmos afro-brasileiros de raiz, as marchinhas, as sambadas de carnaval.

Há público para tudo isso. Basta um olhar mais atento e a vontade de realizar. Os blocos já estão fazendo isso, no peito e na raça.

Parabéns Cafuçú, E Tome Ladeira, As Raparigas de Chico, As Calungas, Os Imprensados e demais que escolheram o Polo Centro Histórico como sua casa da folia.

Maracatu Pé de Elefante também fez o público vibrar

(José Carlos dos Anjos Wallach)

GALERIA DE FOTOS