A caminho de Campina locomotiva e vagões do ‘Trem do Forró’

A caminho de Campina locomotiva e vagões do ‘Trem do Forró’

Eventos - 7, junho, 2016
Trem do Forró-RafaelPassos (22)

Operação de içamento de um dos vagões na noite dessa segunda-feira, em João Pessoa / Foto: Fafael Passos

Mais quatro vagões que vão compor o esperado ‘Trem do Forró’ sairão nesta terça-feira (7) de João Pessoa transportados em carretas pela BR-230 até Campina Grande.

A locomotiva de 65 toneladas e os três primeiros vagões foram transportadores na noite dessa segunda-feira, após a última viagem do trem urbano ser feita na linha que liga Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita. Os veículos fora içados sobre carretas

Uma das principais atrações do ‘Maior São João do Mundo’, o ‘Trem do Forró’ estava ameaçado de não viajar este ano por causa das condições em que se encontram os trilhos nos cerca de 28 km que ligam a estação ferroviária na área urbana de Campina e o distrito de Galante.

Dormentes faltando, trilhos encobertos por mato, areia e barro, além construções muito próximas fizeram com que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), baseada num laudo da empresa Transnordestina, alertasse a empresa privada que explora a ‘Locomotiva Forrozeira’ sobre a precariedade da linha e recomendou que suspendesse a atividade, devido aos riscos.

Força tarefa

A repercussão desse alerta fez com que a Prefeitura de Campina Grande entrasse no circuito para não perder a atração junina. O prefeito Romero Rodrigues foi a Brasília e conseguiu com o Ministério das Cidades os recursos que possibilitaram o transporte do trem, via terrestre, a partir de João Pessoa, já que os trilhos entre Santa Rita e Ingá não têm condições de tráfego.

Uma turma de 22 técnicos da Transnordestina e 50 operários contratados pela PMCG é que tem a missão de substituir até esta sexta-feira (10) 5 mil dormentes no trecho Estação Velha-Galante, porque a primeira viagem da ‘Locomotiva Forrozeira’ ocorre na manhã do sábado (11). Os trabalhos começaram no dia 27 de maio.

Na audiência que teve em Brasília com dirigentes da ANTT, ficou acordado, segundo o prefeito Romero Rodrigues, que um fiscal da agência inspecionaria o trecho para se certificar da execução dos reparos, antes das viagens serem autorizadas.

O que é

A ‘Locomotiva Forrozeira’ é explorada por uma empresa de turismo e integrou-se ao calendário junino de Campina Grande. Turistas compram os pacotes do passeio que dura cinco horas (partida da Estação Velha às 10h e retorno de Galante às 15h).

O visitante tem direito a forró pé-de-serra, contará com bares, banheiros, equipe médica e segurança especializada.

Uma empresa desistiu, outra assumiu o passeio

locomotiva-printNa noite dessa segunda-feira, o site www.locomotivaforrozeira.com, citado na fan page da empresa como caminho para a compra de ingressos, ainda informava que as viagens do ‘trem do forró’ estão cancelados, em função da recomendação da Transnordestina para que a ANTT não autorize o funcionamento do trem.

A opção agora é a empresa Autocar, que promoverá a ‘Locomotiva do Forró’ nas mesmas datas: 11, 12, 19, 18, 24, 25 e 26 deste mês. O valor do ingresso é R$ 120, se comprado em Campina, e será trocado por uma camiseta que dará acesso ao trem. O contato é (83) 3052.5022 (locomotivadoforro@autocarturismo.com.br .

A Autorcar Turismo explica que o ingresso deve ser trocado por camiseta um dia antes da data do passeio na sede da Locomotiva Forrozeira (em local a ser definido), ou no dia do passeio, na Estação Velha, a partir das 8h. A Central Autocar Turismo fica na Rua Severino Ribeiro Cruz, 625 – Centro (em frente ao Museu dos Três Pandeiros, no Açude Velho).

 

(Da Redação, com informações do Jornal Correio da Paraíba)