Clube do Cavalo Marchador da PB realiza Cavalgada em Galante

Clube do Cavalo Marchador da PB realiza Cavalgada em Galante

Eventos - 6, maio, 2016

cavalgada corpo do textoTradição da cultura nordestina, as cavalgadas atravessaram gerações e se transformaram em um misto de esporte, aventura, amizade, integração com os animais e a natureza. Enquanto antes se misturavam mais com as crenças e a fé do povo nordestino, hoje, os tradicionais passeios a cavalo ganharam ares de sofisticação, lazer e muita festa.

Tudo isso estará reunido neste sábado (7), na 1ª Cavalgada “Os Encantos de Galante”, promovida pelo Clube do Cavalo Marchador da Paraíba. A saída está marcada para às 9h, do Restaurante Casa de Chico, no Distrito de Galante (a cerca de 8 Km de Campina Grande) e a chegada prevista para as 15h, em Fagundes.

Segundo Fábio José Cavalcante de Souza, sócio do clube e um dos organizadores do evento, o percurso será de aproximadamente 15 Km. Ele explicou que os cavaleiros seguirão da Casa de Chico, em Galante, em direção à Pedra de Santo Antônio, ponto de ecoturismo muito visitado em Galante.

Cavaleiros no forrócavalgada corpo do texto2

“A cavalgada se encerra na Fazenda Renata, em Fagundes, com churrasco e forró pé de serra”, avisou Fábio Cavalcante.

Ele conta que o Clube do Cavalo Marchador da Paraíba foi criado há três anos por um grupo de amigos e criadores da raça Mangalarga Marchador.

Sobre a prática

As cavalgadas são passeios coletivos de cavaleiros. Elas estão tão enraizadas na cultura do Nordesteque fazem parte do calendário cultural e esportivo de vários municípios. Elas também fazem parte da fé e devoção do povo nordestino e fazem referência à crença católica através dos santos, cortejos, votos e promessas.

cavalgada corpo do texto 1Nesse período, em que se aproximam os festejos juninos, as cavalgadas são ainda mais comuns.Geralmente, bem organizada, a cavalgada é praticada por mulheres, homens, jovens, crianças e idosos.

No entanto, as cavalgadas podem ter diferentes objetivos: religioso, cívico, ecológico ou esportivo. Elas podem ser feitas a título de competição, ou simplesmente representar a busca pelo prazer, pela diversão, celebração e contato com a natureza.

Tradição milenar, a cavalgada surgiu na Europa e na África em meio ao processo de domesticação de cavalos. Apesar de antigas, as cavalgadas ganharam mais força nas últimas décadas, se modernizaram e se tornaram populares entre criadores de cavalos. Hoje, elas unem amigos, donos de fazendas, peões e apaixonados por equinos.

(Por Henriqueta Santiago)

 

[nggallery id=525 template=”sliderview”]