Composição de professor da UFPB é premiada em Londres

Composição de professor da UFPB é premiada em Londres

Música - 27, março, 2018

 

O professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o compositor Marcílio Onofre conquistou o terceiro lugar no concurso internacional de composição realizado durante o London Ear Festival of Contemporary Music, na Inglaterra. A etapa final ocorreu no último fim de semana, em Londres. Na ocasião foi apresentada a obra para flauta solo a obra “Ωscurità Visibile I”, inspirada no livro “Darkness Visible – A Memoir of Madness” do escritor estadunidense William Styron (1925– 2006).

Ainda em Londres, em uma rede social, o compositor agradeceu pelo o apoio recebido e relatou: “Não ganhei o concurso aqui em Londres – isso foi justo pois de fato tinham peças mais fortes do que a minha. No fim, todos os compositores finalistas foram premiados e acabei recebendo o terceiro prêmio. Tudo foi ótimo! ”

Com a produção dedicada à música contemporânea de concerto, Marcílio Onofre, de apenas 36 anos, é detentor de vários prêmios de composição em diversos concursos, a exemplo, VII Concorso Internazionale di Strumenti per Composizione Soloista; 2010 DuoSolo Emerging Composer Competition; 6th SCCM New Composition; Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri; Prêmio Música Clássica da Funarte e Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli. Recentemente Marcílio Onofre participou do festival Wittener Tage für neue Kammermusik 2017 (Witten – Alemanha) e da Cátedra Manuel de Falla (Sevilha – Espanha).

Além de compositor, Marcílio Onofre é pianista, pesquisador e membro do Laboratório de Composição Musical – Compomus/UFPB. Sua produção musical inclui peças para diversas formações e sua obra tem sido apresentada em vários concertos no Brasil e no exterior pelosgrupos, Arditti String Quartet, Nouvel Ensemble Moderne, Mivos Quartet e o Grupo Sonantis. Atualmente, Onofre é aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música na UFPB.

(De assessoria)