Concerto de Natal no adro de São Francisco

Concerto de Natal no adro de São Francisco

Eventos - 10, dezembro, 2018

 

O ambiente histórico da Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa, vai abrigar o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quarta-feira (12) à noite, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do Coro Sinfônico da Paraíba.

Músicas de Handel, Roberto Tibiriçá e Leroy Anderson vão enaltecer o espírito natalino no concerto, que marca o encerramento da temporada 2018 do Projeto OSPB nos Bairros.

O concerto é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento tem patrocínio do BNB e Brastex, com apoio do Ministério da Cultura, através de lei de incentivo do Governo Federal.

“Será um concerto marcado por muito afeto e beleza. A junção da Orquestra Jovem com o Coro Sinfônico resulta sempre em uma ótima oportunidade de ouvir clássicos orquestrais e também música popular com arranjos clássicos. A Funesc está sempre atenta a essas possibilidades”, disse Nézia Gomes, presidenta da Funesc.

Revisão da temporada

O maestro Luiz Carlos Durier explicou que, nesse concerto, a Orquestra Sinfônica Jovem fará uma revisão de todo o repertório tocado durante a temporada de 2018. “Selecionamos aquelas mais significativas, aquelas músicas mais emocionantes para celebrar exatamente o espírito de Natal. Neste concerto contaremos com a participação especial do Coro Sinfônico da Paraíba cantando uma seleção maravilhosa de canções natalinas arranjadas pelo maestro Roberto Tibiriçá. E encerraremos com o Aleluia, de Handel, que faz parte da cantata O Messias, uma música que é celebrada no mundo inteiro”.

O maestro explicou que também foram escolhidas músicas brasileiras e dançantes. “O repertório vai ter o espírito natalino, mas também vai ter aquele espírito descontraído através da música. Então, vai ser uma surpresa para todas as pessoas presentes, que terão um concerto de Natal leve e muito agradável”.

O repertório

‘Fanfarra para um Homem Comum’, composição do americano Aaron Copland (1900 – 1990)

‘Sylvia Suíte de Ballet – Cortejo de Bacchus’, de Léo Delibes (1836 – 1891)

‘Seleção do Ballet Fausto (Dança dos Escravos Núbios, Dança Antiga, Variações de Cleópatra, Dança de Frinéa)’, de Charles Gounod (1818 – 1893)

‘Bacchanalle da Ópera Sansão e Dalila’, de Camille Saint-Saens (1875 – 1921)

‘Série Brasileira – Batuque’, de Alberto Nepomuceno (1864 – 1920)

‘Caymmi: Mulheres (Marina, Dora, Rosa Morena)’, de Wellington das Mercês (1973)

‘Danzon nº 2’, do mexicano Arturo Marquez (1950)

‘Festival de Natal’, do americano Leroy Anderson (1908 – 1975)

‘Seleção de Natal’, arranjos do compositor brasileiro Roberto Tibiriçá (1954)

‘Aleluia’, de autoria do alemão G. F. Handel (1685 – 1759)

Coro Sinfônico

Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral. O grupo que hoje tem como regente titular o maestro Daniel Berg tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.

Serviço:

Concerto de Natal

12/12  |  18h  |  Adro da Igreja de São Francisco, Centro  |  João Pessoa-PB  |  Gratuito

(Da Redação, com Secom-PB)