Concurso estadual de quadrilhas segue nesta segunda-feira

Concurso estadual de quadrilhas segue nesta segunda-feira

Eventos - 20, junho, 2016

O 15º Concurso de Quadrilhas Juninas da Paraíba – Paraíba Junino 2016 segue na noite desta segunda-feira (20) com apresentação de mais nove concorrentes na Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande.

Desta vez mostram seus enredos os grupos Sanfona Branca (João Pessoa), Riacho Fundo (Santa Rita), Carcará (Cuité), Eterno Amor (Lucena), Serra Show (Bayeux), Pitombeira (Santa Rita), Alegria de Matuto (Sousa), Explosão Nordestina (Santa Rita) e Pé de Moleque (Patos).

O festival começou na noite do domingo (19), com a apresentação dos grupos Explode Coração (Sousa), Ação Nordestina (Pilar), Moleka 100 Vergonha (Campina Grande), Dona Xita (Bayeux), Lageiro Seco (João Pessoa), Arraial em Paris (Campina Grande), Fogueirinha (João Pessoa), Arraial do Nacional (Bayeux) e Filhos de Picuí (Picuí).
Nesta terça-feira (21), não haverá apresentações, voltando o concurso na quarta (22), com as juninas Encanto Junino (Lagoa de Dentro), Oxente Paraíba (Rio Tinto), Explosão Patoense (Patos), Paixão Junina (Cuité), Joia Rara (Mamanguape), Brasil Caboclo (Sousa), Mistura Gostosa (Campina Grande), Xote Caipira (Cuitegi) e Sertaneja Boi Seca (Patos).

Após as eliminatórias, serão escolhidas oito agremiações que participarão da grande final, na quinta-feira (23), véspera de São João. O Concurso, porém, segue até o dia 24, sendo encerrado com a disputa das Estrelas Juninas da Paraíba.

A primeira noite

A expectativa do público estava voltada para as quadrilhas juninas Moleka 100 Vergonha, atual Campeã Paraibana e nacional, e para a pessoense Fogueirinha, principal representante da capital do estado, que trouxe um tema bem regional, contando a história de um retirante voltando para sua terra.
“Hoje eu posso falar, sem medo de errar, que quando se fala em quadrilha junina no Nordeste e no Brasil, só se lembra de duas referências: Moleka e Fogueirinha. Houve um tempo em que as pessoas achavam que a Paraíba era o quintal de Pernambuco, mas hoje, quando se fala em Paraíba, nossa cultura é muito forte, representada principalmente pelas quadrilhas juninas”, destacou José Silva, presidente da junina Fogueirinha.

 

(Da Redação, com informações da Codecom)