Coreógrafo paraibano faz solo na cidade portuguesa de Horta

Coreógrafo paraibano faz solo na cidade portuguesa de Horta

Dança - 27, abril, 2018

 

O coreógrafo paraibano Admilson Maia fará uma apresentação neste domingo (29) na cidade de Horta (Faial), em Portugal, onde está morando desde março.

A apresentação, que ocorrerá no Pavilhão desporto, às 20h30 (horário europeu), integra a Semana da Dança, promovida pela Câmara Municipal. Admilson foi convidado pelo vereador Filipe Menezes para participar das comemorações ao Dia Internacional da Dança.

No solo ‘O maiorial’, Admilson mantém controle absoluto sobre a criação: ele concebeu o espetáculo e também assina coreografia, iluminação e figurino. Também aqui ele segue uma pegada vigorosa na execução da sua dança: “O maioral’ é mais que águia, do que ave carcará. Dono da vida e da morte, decide o que é dança e o que não é”, conceitua.

Como no espetáculo ‘De profundis’, apresentado algumas vezes em João Pessoa e Campina Grande no ano passado, em ‘O maiorial’, a característica marcante é a força da atuação: “Atentem às artimanhas do corpo que hora flutua, hora explode, com linguagens poderosas”.

O paraibano está sendo patrocinado pelo Gabinete de Estética, de Carmen Teixeira, que é responsável pelas maquiagens do artista.

Projeto com o sobrinho

Em maio, o também bailarino Marley Lucena, que é sobrinho de Admilson, se transfere para Portugal, onde iniciará um trabalho de pesquisa em composições coreográficas dentro da técnica da dança de teatro.

Marley tem formação em balé clássico pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e atualmente integra o Balé Cidade de Campina Grande, além de ser professor de dança no Teatro Municipal Severino Cabral.

Abordagem social

Os dançarinos devem focar seus espetáculos em questões da sociedade contemporânea. No palco, pretendem estimular a reflexão sobre temas que vão da sustentabilidade à ideologia de gênero.

(Da Redação)