Crédito do Empreender-PB e ações acadêmicas chegarão ao CH

Crédito do Empreender-PB e ações acadêmicas chegarão ao CH

Tudo - 17, agosto, 2017

 

Projetos de extensão acadêmica e dinheiro para empreendedores que desejem ocupar e requalificar o Centro Histórico de João Pessoa é o que prevêem os convênios assinados na tarde desta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado – via Iphaep e Empreender-PB – e as instituições de ensino superior Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp).

A data para assinatura dos convênios foi estrategicamente escolhida por ser o Dia Nacional do Patrimônio e a solenidade ocorreu no Palácio da Redenção, com a presença do governador Ricardo Coutinho, representantes dessas instituições e políticos.

O governador disse que o ato representa o esforço que o Iphaep, o Empreender e parceiros para revitalizar, do ponto de vista da economia e ocupação, o Centro Histórico da capital. “Você revitaliza o Centro de João Pessoa com moradia ou com comércio, ou seja, com a economia circulando e o espaço sendo usado. O passo que estamos dando é ofertar recursos, dentro das linhas de crédito que o Empreender dispõe, para que haja uma potencialização do comércio existente e a atração de novos investimentos”.

A diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, destacou que os convênios aproximam a academia dos trabalhos desenvolvidos pelo Iphaep, gerando troca de conhecimentos.

Crédito

O Empreender-PB possui 12 linhas de créditos nas quais os comerciantes interessados em investir no Centro Histórico irão se enquadrar e obter recursos com facilidade e juros abaixo do mercado. “O Empreender entra nesse projeto concedendo crédito de acordo com as potencialidades econômicas daquela localidade. Dessa forma, o Governo incentiva os comerciantes da área com juros mais baixos que os apresentados no mercado e com facilidade de concessão de crédito. Isso para que o Centro Histórico possa ser ocupado e tenha retorno econômico e social para a cidade”, falou a secretária executiva do empreendedorismo, Amanda Rodrigues.

A vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire, disse que é fundamental manter vivas as identidades e raízes do paraibano, por meio da preservação de seu patrimônio histórico e cultural. “A UFPB tem feito alguns trabalhos no sentido de preservação que vão, exatamente, ao encontro do projeto do Iphaep. Vamos abrir os acervos da UFPB para pesquisar o estado da arte e dos estudos que estão sendo veiculados para preservação do patrimônio”.

A diretora geral do Iesp, Érica Marques, disse que o convênio com o instituto aborda três cursos: publicidade, engenharia civil e ciências contábeis. Alguns professores e alunos desses cursos vão ajudar o projeto na parte de infraestrutura, empreendedorismo, vídeos e campanhas educativas.

O representante da faculdade Unipê, Gerson Castro, explicou que a instituição vem realizando atividades focadas na execução de ações práticas em parceria com o Governo do Estado e o mercado em geral. “Nossos alunos poderão atuar de maneira profissional, contribuindo com a preservação do patrimônio e adquirindo conhecimentos para o futuro”, frisou.

 

(Da Redação, com informações da Secom-PB)