Dança universal será destaque em concerto da Orquestra Jovem

Dança universal será destaque em concerto da Orquestra Jovem

Música - 22, março, 2023

A dança será o foco das peças musicais que serão apresentadas no primeiro concerto da temporada da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (23).

“No primeiro concerto, a temática é a dança universal, então, nós vamos ter belíssimas orquestrações relacionadas à dança. Nós sempre escolhemos um repertório que seja de fácil assimilação para o público e para a orquestra também, porque ela está bem renovada, acrescentamos qualidades artísticas muito boas à orquestra este ano”, disse o regente Luiz Carlos Durier.

O programa do concerto

·         ‘Sinfonieta n. 1’ – composição do professor e coordenador da Faculdade de Música do Unasp, Centro Universitário Adventista de São Paulo, atual maestro da Orquestra Sinfônica do campus Engenheiro Coelho da mesma universidade.

·         ‘Pequena Suíte de Concerto, Op. 77 (Capricho de Nanete, Pergunta e Resposta, Um Soneto de Amor e A Tarantela Agitada)’ e ‘Dança Negra da Suíte Africana, Op. 35’ – composições de Samuel Coleridge-Taylor, maestro britânico considerado herdeiro do romantismo inglês de Elgar, um de seus mentores.

·         ‘Arrasta-pé dos Insetos’, com ‘Forró do mané mago’, ‘Xote do escaravelho’, ‘Saideira do zigue-zague’ e ‘Um grilo Silibrina’ – do compositor, pianista e pesquisador Marcílio Onofre, professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e membro do Laboratório de Composição Musical-Compomus/UFPB.

·         ‘Cenas Dançantes, Op. 81’- do professor e compositor russo Aleksander Glazunov

·         ‘Danzon n. 2’ – do músico mexicano Arturo Márquez

Autores vivos

O Luiz Carlos Durier destaca que o repertório desse concerto é composto por obras de compositores vivos: um paraibano, professor da UFPB; um compositor da Região Sul e um mexicano.

“A composição do professor Marcílio Onofre será tocada pela primeira vez na Paraíba. Já foi tocada pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, mas nós estamos nos empenhando para fazer a melhor interpretação de algo tão sutil quanto é o título, ‘Arrasta-pé dos Insetos’. É uma obra cheia de humor, muito agradável, fácil de apreciar. As pessoas vão gostar muito”, ressaltou o maestro.

Serviço

20h30 | Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural | Gratuito

(Da Redação)