De volta ao Sertão, Pinto descansará em Patos

De volta ao Sertão, Pinto descansará em Patos

Música - 21, julho, 2020

 

O cantor, compositor e instrumentista Pinto do Acordeon será sepultado em Patos, no Sertão da Paraíba. O corpo do artista, que faleceu à primeira hora da madrugada dessa terça-feira (21), em São Paulo, chegou a João Pessoa no meio da noite para o velório que seguirá até às 9h desta quarta-feira (22), quando cortejo o levará para Patos.

Artistas, familiares, políticos, amigos e populares foram ver o forrozeiro pela última vez no salão de velórios do Cemitério Parque das Acácias, na Capital.

O clima muito emotivo não deixou de ter o forró, alma e ofício de Francisco Ferreira Lima, o filho de Conceição que foi recebido de coração pela cidade de Patos.

Forrozeiros foram ao velório com seus instrumentos, tocaram e cantaram músicas do mestre Pinto, um dos últimos artistas desse ritmo que teve ligação e influência direta do rei do baião, Luiz Gonzaga.

Para onde levar um nome tão querido?

No decorrer do dia, a família discutia duas opções para as celebrações fúnebres: a primeira seria o velório no cemitério Parque das Acácias, onde há um jazigo familiar, onde estão sepultados o pai e mãe de Pinto. Esse jazigo fica ao lado de onde jaz Sivuca.

A outra opção era o velório ocorrer em João Pessoa e, depois o corpo ser levado para sepultamento em Patos, cidade que adotou o artista. Vingou a vontade de Madalena, a viúva, e Pinto descansará ao lado da família dela, no Sertão da Paraíba.

(*) A notícia da morte, a luta pela vida, nascimento, a trajetória artística – leia aqui

 

(Snides Caldas)