Dinda Salú & Quebra Coco e Fulô de Mussambê no Ateliê

Dinda Salú & Quebra Coco e Fulô de Mussambê no Ateliê

Eventos - 2, fevereiro, 2017

 

O artista pernambucano Dinda Salú vai ministrar, na tarde desta sexta-feira (3), em João Pessoa, uma oficina da dança folclórica cavalo-marinho. O curso começa às 14h e abre a temporada do projeto Luz de Candeeiro, do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, no Centro Histórico.

A partir das 21h, a atividade no Ateliê se transfere para o palco, onde acontecerão shows de Dinda Salu e Quebra Coco de Olinda e Fulô de Mussambê. O som dessas bandas traz forró pé de serra auxiliado pela rabeca, samba e coco praieiro.

Uma tradição

O cavalo-marinho é uma tradição no interior nordestino, sobretudo na zona dos canaviais de Pernambuco. Ensinada por mestres, a brincadeira representa uma das maiores riquezas da raiz brasileira e carrega a essência cultural cultivada pelos escravos na época da colonização.

Essa tradição se tornou um grande folguedo entre os cortadores de cana da Zona da Mata. Entre os personagens mais famosos deste enredo cênico estão Matheus e Bastião, Mestre Ambrosio, Capitão, Caboclo Juremeiro, entre outros.

Para quem pretende participar da oficina, é preciso se inscrever no Ateliê. Nesta oficina, Dinda Salú, filho do Mestre Salustiano – considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana – junto com o grupo Quebra Coco irá falar sobre a história dessa cultura e transmitir conhecimentos na musicalidade e dança.

Grupo paraibano Fulô de Mussambê / Foto: divulgação

Show

Formado por Dinda Salú, Emerson Santana e Paulinho Ogan, o grupo Quebra Coco traz o forró de rabeca, maracatu, samba de coco e cavalo-marinho com o axé e a musicalidade de pernambucanos nascidos e criados no berço das manifestações populares.

Já a banda paraibana Fulô de Mussambê faz um forró no estilo pé de serra com clássicos do gênero.

Serviço:

Sexta-feira – 3/2

14h – Oficina de Cavalo marinho com Dinda Salú (PE)

21h – Show Dinda Salú & Quebra Coco + Fulô de Mussambê

Ingresso: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia entrada)

Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes (Ladeira da Borborema, 101, Varadouro, João Pessoa-PB)

 

(Da assessoria do Ateliê)