‘Do engenho para web’ inscreve até o sábado

‘Do engenho para web’ inscreve até o sábado

Eventos - 12, agosto, 2021

As escolas têm até o sábado (14/8) para se inscreverem no Festival de Arte e Cultura na Escola, lançado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Com o tema ‘Do Engenho à Web’ – Cliques e curtidas’, a nova edição do festival aborda vida e obra do escritor paraibano José Lins do Rego.

Na imagem acima, a casa grande do Engenho Corredor, onde morou José Lins do Rego, na cidade de Pilar-PB / Foto: SecultPB)

  • Para inscrever a sua escola acesse e preencha o formulário eletrônico nesse link

Linguagens

O Festival vai contar com atividades remotas, em plataformas digitais, com bolsa para mentores artistas e professores tutores. O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), acesse aqui.

Nesta edição, o Festival de Arte e Cultura na Escola – Arte Em Cena se integra às ações do Ano Cultural José Lins do Rego, instituído em maio de 2021. O festival vai acontecer em seis linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro.

A ação desenvolvida pela SEECT, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), tem o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades pertencentes à Rede Estadual de Ensino.

Bolsas

Poderão participar do Festival todas as escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que ofertam 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Médio e/ou Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a execução das Etapas Regional e Estadual, serão concedidas bolsas-auxílio no valor de R$ 600,00 para os Professores Tutores das seis propostas selecionadas nas 14 Gerências Regionais de Educação, pelo período de cinco meses.

Etapas

O festival se configura em um conjunto de vivências educativas e culturais e mostras competitivas, envolvendo estudantes e professores. Será realizado em três etapas, sendo a primeira no contexto de cada unidade escolar, a segunda desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação às quais as escolas estão vinculadas, culminando na terceira etapa, de abrangência estadual.

Diante da suspensão das atividades escolares presenciais como prevenção à Covid-19, a SEECT desenvolverá o festival de forma integrada às atividades do Regime Especial de Ensino. As três etapas serão desenvolvidas de modo remoto em plataformas digitais a serem definidas de acordo com cada atividade do festival.

Como produto final da Etapa Escolar, cada unidade de ensino deverá sistematizar um projeto escolar, que deve incluir de duas a seis linguagens artísticas. Este projeto deverá ser submetido em inscrição à respectiva Gerência Regional de Educação.

A Etapa Regional é de caráter classificatório e eliminatório, sendo realizada em duas fases. A primeira fase corresponde à seleção das propostas artísticas inscritas pelas escolas. A Gerência Regional de Educação deverá selecionar uma proposta por linguagem artística, totalizando seis propostas a serem desenvolvidas ao longo da Etapa Regional, e que representará tal Gerência Regional na Etapa Estadual.

A segunda fase corresponde ao desenvolvimento das propostas selecionadas. Para tanto, cada linguagem artística terá um Mentor Artista, sendo este selecionado por meio de uma comissão, que será responsável por auxiliar no desenvolvimento da proposta selecionada.  As atividades realizadas na Etapa Regional deverão ser acompanhadas, desde o seu planejamento até a execução pelo Professor Tutor da proposta artística selecionada. 

Na Etapa Estadual serão escolhidas as melhores produções artísticas propostas e desenvolvidas pelos estudantes, sendo uma em cada linguagem artística, em duas fases, classificatórias e eliminatórias. A primeira fase corresponde à seleção por parte de uma Comissão Avaliadora Estadual das produções artísticas enviadas durante a Etapa Regional.

Serão selecionadas três propostas por linguagem artística, totalizando 18 produções artísticas estaduais finalistas.

A segunda fase corresponde à defesa das 18 finalistas, em formato digital, com duração de no máximo três minutos, contemplando as motivações e as razões que impulsionam para que a obra seja escolhida como a melhor da sua linguagem artística.

Certificações e premiações

Todos os participantes da segunda fase da Etapa Regional serão contemplados com a Certificação de Desenvolvimento de Proposta Artística, sendo computadas as horas de mentoria e formações.

Todos os estudantes aprovados para a Etapa Estadual do festival irão ganhar um leitor de livros digitais (e-reader) e os estudantes das seis propostas vencedoras do festival irão ganhar um fone headset bluetooth e uma medalha de participação (Rapadura de Ouro), além de um troféu.

(Da Redação, com informações da Secom-PB)