‘El Pais’ repercute morte de Cristiano Araújo e analisa o cenário cultural brasileiro

‘El Pais’ repercute morte de Cristiano Araújo e analisa o cenário cultural brasileiro

Eventos - 26, junho, 2015
25.06.15 - cristiano-el pais

Capa da edição online do diário espanhol ‘El Pais’

O jornal espanhol ‘El Pais’ trouxe reportagem na edição desta quinta-feira (25) sobre a morte do cantor Cristiano Araújo e a namorada Allana Moraes, e aproveita para abordar o abismo cultural que separa a elite brasileira das novas classes médias, que produziram seus próprios agentes culturais desconhecidos por milhões, mas conhecidos por outros milhões.

Nesse cenário se encaixa o ‘desconhecido’ Cristiano Araújo, que com apenas 29 anos transformou-se em fenômeno de popularidade nessa parte da população que não é enxergada pela grande mídia, nem pelas chamadas elites culturais.

“…a morte de Araújo prova, mais uma vez, como no Brasil, um país de 200 milhões de pessoas, as desigualdades não só resistem, mas também se refletem na hora de consumir cultura, o que não se mede necessariamente pela validação de uma certa elite cultural”, diz o texto do ‘El Pais’.

A reportagem do jornal espanhol faz uma análise da transformação que a nova classe média provocou no setor fonográfico: “…Para a indústria musical, este público (a classe média tradional) conta cada vez menos. O sertanejo ampliou seu público desde os anos 90 e também na última década, com a nova classe média, um grupo heterogêneo de cerca de 40 milhões de pessoas que saiu da pobreza e também passou a consumir cultura…”. (Veja texto completo no link: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/25/cultura/1435186419_653347.html)

O adeus

25-06-2015 - Enterro do Músico Sertanejo, Cristiano Araújo no Cemitério Jardim das Palmeiras em Goiânia. Fotos: Selma Cândida/OHOJE

Caixão com corpo do cantor chega ao cemitério sob olhar de milhares de fãs

O sepultamento de Cristiano Araújo e sua namorada, Allana, ocorreu na tarde desta quinta-feira, no cemitério Jardim das Palmeiras, atraindo milhares de fãs pelas ruas de Goiânia.

Emocionado, o pai, João Reis, permaneceu por alguns minutos chorando em cima do caixão e balançando a cabeça em sinal negativo. Próximo do túmulo do sertanejo foi enterrada a namorada, Allana Moraes, que também morreu após o grave acidente de carro em uma estrada em Goiás.

Homenagem em Caruaru

Antes da última atração subir ao palco do São João de Caruaru, no interior de Pernambuco, nesta quarta-feira (24), a prefeitura da cidade fez mais uma homenagem ao sertanejo Cristiano Araújo, que seria a atração principal do evento.

Debaixo de chuva, fãs do cantor assistiam emocionados as projeções no palco com fotos e vídeos relembrando a carreira do músico. A produção do evento pediu ao público um minuto de silêncio pela morte do cantor.

Parceria com ‘Babado Novo’

Cristiano Araújo pode ganhar em breve a primeira música póstuma. O sertanejo iria lançar nesta quinta (25) a faixa “Confesso”, uma parceria com a banda de axé Babado Novo.

A vocalista do grupo baiano, Mari Antunes, vinha divulgando a novidade nos últimos dias nas redes sociais. Na terça (23), ele chegou a publicar um vídeo em que aparece ao lado do sertanejo falando sobre a nova canção.

“Oi gente, estou aqui com o Cris. Já, já a música ‘Confesso’ será lançada. Sucessão e vai estar nas redes sociais”, disse Mari Antunes no vídeo. “Estamos esperando e aguardando, ‘simbora'”, completou Cristiano.

Após saber da morte do colega, Mari publicou uma nova mensagem em vídeo no início da tarde desta quarta. “Acordei hoje com essa notícia triste. Perdi um amigo, um parceiro. Perdemos um grande artista, uma grande pessoa. Que Deus possa confortar toda sua família, seus amigos, toda  abanda, toda a equipe”.

Após a morte de Cristiano Araújo, as assessorias do cantor e do Babado Novo não informaram quando a música será lançada.

‘Amor rasgado’

Um artigo da ‘Ilustrada’ (Folha de São Paulo) também tenta explicar o fenômeno Cristiano Araújo. Esse é o link do texto http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1647660-amor-rasgado-e-fas-on-line-explicam-fenomeno-cristiano-araujo.shtml