Elba, Alceu e blocos do Centro Histórico devem salvar o ‘Carnaval de Boa’

Elba, Alceu e blocos do Centro Histórico devem salvar o ‘Carnaval de Boa’

Eventos - 23, janeiro, 2020

 

A tradicional semana pré-carnavalesca de João Pessoa – que já foi considerada umas das grandes prévias de Momo do país – será aberta este ano com uma mistura de forró eletrônico e ‘sofrência quase sertaneja’. Será o cantor Jonas Esticado – que o público pessoense vê periodicamente, e acabou de assistir no festival privado do Lovina – que terá a responsabilidade de abre o ‘Carnaval de Boa’, cuja edição 2020 foi lançada na noite dessa quarta-feira (22) pelo prefeito Luciano Cartaxo, em solenidade festiva no Pavilhão do Chá.

O evento começa no dia 13 e vai até 24 de fevereiro, unindo as programações do Folia de Rua, dos desfiles de blocos de bairros e do Carnaval Tradição, além do Carnaval no Centro Histórico, uma tendência que começou há pelo menos dois anos, mas que o poder municipal vislumbrou a possibilidade de turbinar. É justamente para o Centro Histórico que a prefeitura promete levar frevo, maracatu e música regional, o que já vem sendo feito por espaços culturais que ocupam heroicamente essa área da cidade.

“O melhor destino turístico entre as capitais do país terá uma programação completa durante o Carnaval, fazendo a festa de quem vive em João Pessoa e de quem nos visita”, discursou o prefeito Luciano Cartaxo.

Axé, swingueira, frevo…

Transformada em ‘Via Folia’ nessa época, a Avenida Epitácio Pessoa recebe maiores blocos do Folia de Rua, que já foi um movimento pelo carnaval de rua baseado, sobretudo, no frevo. Agora, o evento que mistura ritmos será aberto pelo axé do bloco ‘Vumbora’ (14/2), com o cantor Bell Marques. No terceiro dia, outra atração baiana, o cantor Durval Lélys, que se apresenta no Bloco dos Atletas no sábado (15/2).

Aí vem ‘As Virgens de Tambaú’ (16/2) para salvar a lavoura, tendo como principal atração a cantora Elba Ramalho. Mas o bloco é imenso e terá oito trios e neles vai se ouvir de tudo, desde o frevo até swingueira: Trio Swingueira, com a Banda Abala; Trio Eletrônico, com Furni; Trio Rock, com Ze Filho e convidados; Trio Forronejo, com Felipe Morais; Trio Sob Medida, com JM Puxado; Trio Frevo, com Gracinha Liss e Jairo; Trio MPB, com Myra Maia.

A Prefeitura também garantiu a apresentação de Alceu Valença, principal atração do ‘Muriçocas do Miramar’ (19/02).

Carnaval Tradição

A entrega dos investimentos às agremiações foi realizada no lançamento do ‘Carnaval de Boa’, na noite da quarta-feira (22), dando continuidade ao modelo adotado desde 2013, quando os carnavalescos passaram a receber os investimentos com cerca de 30 dias de antecedência.

Este ano a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), aumentou em R$ 50 mil o investimento no Carnaval Tradição. Desfilarão na Duarte da Silveira 37 agremiações, cinco a mais que o ano passado, com um total de R$ 460 mil em aportes.

A Funjope também será parceira de dezenas de blocos carnavalescos que farão a festa nos bairros da capital paraibana. As agremiações serão selecionadas por edital.

Centro Histórico

A folia vai tomar conta das ladeiras e ruas centenárias do lugar onde a cidade nasceu. O ‘Carnaval no Centro Histórico’ surge como mais um marco para o festejo em João Pessoa. A grande novidade para este ano é o bloco ‘Bota pra Descer’ (24/02), o primeiro realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na região, por meio do AnimaCentro e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A concentração do bloco será na Casa da Pólvora, a partir das 15h, de onde sai em direção ao polo localizado na Villa Sanhauá. De lá, segue para o Parque Ecológico Sanhauá, onde terá um palco para o show de encerramento da festa.

Outro bloco que este ano entra na programação oficial do ‘Carnaval de Boa 2020’ é o ‘Tome Ladeira’ (23/2), na Avenida General Osório. Agora com a co-realização da Prefeitura Municipal, a festa, que é organizada pela General Store – Camiseteria e Cafeteria, promete ser ainda maior e mais bonita. Orquestras de frevo e muita folia devem caminhar pelas ruas do Centro de João Pessoa, mostrando o potencial do carnaval do Centro Histórico.

Para a criançada

No dia 22 de fevereiro, sairá o Bloquinho do Parque, com concentração às 16h na Lagoa. A animação será da Banda Castelo Encantado. Também integra a programação as edições carnavalescas do AnimaCentro. Serão quatro temáticas no Sabadinho Bom e outras quatro no Parque da Lagoa. No total, serão 12 blocos/eventos no Centro Histórico .

Programação

Abertura do ‘Carnaval de Boa 2020’:

Quinta (13/02) – Abertura com Jonas Esticado (Ponto do Cem Reis)

Folia de Rua

Sexta (14/02) – Bloco Vumbora com Bell Marques  (Av. Epitácio Pessoa)

Sábado (15/02) – Bloco dos Atletas com Durval Lélys (Av. Epitácio Pessoa)

Domingo (16/02) – Virgens de Tambaú com Elba Ramalho (Av. Epitácio Pessoa)

Quarta feira (19/02) – Muriçocas do Miramar com Alceu Valença (Av. Epitácio Pessoa)

Sexta-feira (21/02) – Bloco dos Cafuçus (Centro)

Carnaval no Centro Histórico

Sábado (22/02) – Bloquinho no Parque com a Banda Castelo Encantado (Parque da Lagoa)

Domingo (23/02) – Bloco E Tome Ladeira

Segunda (24/02) – Bloco Bota pra Descer

Carnaval Tradição: 22/02 a 24/02 (Av. Duarte da Silveira)

 

(Da Redação, com informações da Secom-JP)