“Elba foi mal informada”, diz Romero sobre crítica ao São João

“Elba foi mal informada”, diz Romero sobre crítica ao São João

Eventos - 5, junho, 2017

 

“Respeito a posição de Elba, um ícone de nossa cultura nordestina, e até compreendo seu engajamento cultural, mas creio que ela foi mal informada sobre a festa deste ano”. A declaração do prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, é a respeito das críticas feitas pela artista paraibana ao excesso de atrações sertanejas do sul e centro-oeste do Maior São João do Mundo, realizado há 34 anos pela Prefeitura Municipal.

Romero disse que respeita a opinião da artista, mas afirma que em Campina “não há espaço para gueto cultural”.

Mais que o palco principal

Romero Rodrigues considera importante que Elba Ramalho faça uma imersão no São João de Campina Grande para testemunha “as múltiplas manifestações culturais presentes à festa, que vão além de uma grade artística do palco principal”.

Elba Ramalho se apresenta no palco principal do Parque do Povo como principal atração da véspera de São João (dia 23). Além dela, o público verá Thiago Farra, Avine Vinny e Forró Coco Seco, fora as atrações nos palcos secundários do evento.

Também já cantaram no palco principal, na abertura da festa, Os Três do Nordeste e Biliu de Campina, que, após ter sido excluído da programação por não ter aceitado o valor oferecido pela empresa realizadora do evento foi convidado a cantar a música ‘Olha pro céu meu amor’, na primeira noite de ‘Maior São João do Mundo’.

Também já cantou no palco principal o paraibano Flávio José, um dos maiores nomes da música nordestina na atualidade.

“Nosso São João cultural não pode ser medido apenas pela grade artística do palco principal do Parque do Povo. Campina mantém projetos importantes como o Sítio São João, a Locomotiva Forrozeira, o Memorial do Maior São João do Mundo, as quadrilhas juninas, o forró pé-de-serra, os eventos tradicionais (como o pau de sebo e a Corrida da Fogueira), as comidas típicas e inúmeras outras manifestações que têm por base nossas raízes culturais mais autênticas”, observa o prefeito.

No texto distribuído na manhã desta segunda-feira pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campina, o prefeito Romero alerta que, “ao contrário do que foi informado à Elba, Biliu de Campina não apenas participou da abertura oficial do Maior São João do Mundo, como integra a programação artística em outra data no palco principal e na Locomotiva Forrozeira, que sai de Campina Grande para o Distrito de Galante. Além do mais, todos os trios de forró da cidade foram contratados, por expressa recomendação da Prefeitura, como também foi garantido apoio para as tradicionais quadrilhas juninas”.

Convite a Elba

O prefeito fez um convite à Elba Ramalho para prestigiar a inauguração do Hospital da Criança e do Adolescente, que a Prefeitura promete construir com a economia de R$ 5 milhões que estima ter com a terceirização do ‘Maior São João do Mundo’: “É uma causa nobre, resultado de um modelo inovador e que quebra paradigmas. Não tenho dúvidas de que Elba aplaude e abraça essa iniciativa”, disse.

O que a cantora falou

Numa entrevista à imprensa pernambucana neste final de semana, Elba Ramalho disse que, em relação à manutenção da musicalidade regional, a festa junina de Campina Grande está mais ‘sertanejada’ do que Caruaru.

“Não tenho nada contra nenhum artista, nada contra o sertanejo. Acho que tem espaço para tudo, o céu cabe todas as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não canto na festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é do sertanejo, e eles têm bem essa coisa. Aí, quando chegamos aqui no São João não ter o Biliu de Campina, não ter Alcimar Monteiro…não ter os trios. Quando chega o São João, se não tiver forró, eu não quero…”, declarou a artista respondem ao questionamento dos jornalistas.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/p/BU7LfCdFIYX/?taken-by=viverdiario

 

(Da Redação, com informações da Codecom e redes sociais)