Elba pondera e diz que apenas pediu mais forró em Campina

Elba pondera e diz que apenas pediu mais forró em Campina

Eventos - 6, junho, 2017

 

A repercussão das suas declarações sobre a descaracterização das festas juninas, sobretudo do ‘Maior São João do Mundo’, dadas à imprensa pernambucana no último final de semana, quando se apresentou no evento junino de Caruaru, levou a cantora paraibana Elba Ramalho novamente se posicionar, dessa vez pelas redes sociais.

Em seu perfil no Facebook, a artista publicou texto em que poderá que sua fala em Caruaru foi para reivindicar a participação de um maior número de valores regionais na grade de programação do São João de Campina… “O forró que aprendemos com Seu Luis , Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos e trios maravilhosos como o Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste…”

Em Caruaru, Elba criticou a presença cada vez maior de artistas que representam o ritmo sertanejo, que nada tem a ver com o ritmo característico do forró nordestino. “Não tenho nada contra nenhum artista, nada contra o sertanejo. Acho que tem espaço para tudo, o céu cabe todas as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não canto na festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é do sertanejo, e eles têm bem essa coisa. Aí, quando chegamos aqui no São João não ter o Biliu de Campina, não ter Alcimar Monteiro…não ter os trios. Quando chega o São João, se não tiver forró, eu não quero…”, disse Elba à imprensa.

O prefeito de Campina, Romero Rodrigues, retrucou através de texto distribuído pela Coordenadoria de Comunicação: “Respeito a posição de Elba, um ícone de nossa cultura nordestina, e até compreendo seu engajamento cultural, mas creio que ela foi mal informada sobre a festa deste ano”.

O texto de Elba

Campina Grande, você retém uma das mais belas e competentes festas juninas do Brasil. Sou muito feliz em estar todos os anos nesse palco que tantas emoções e alegrias já me trouxe.

Minha fala em Caruaru não foi para criticar, senão reivindicar a participação de mais artistas regionais nas noites alegres do São João Campinense, uma festa caracterizada pelo forró. O forró que aprendemos com Seu Luis , Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos e trios maravilhosos como o Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste…

Essa é minha humilde opinião, pode não ser a sua, e em nada diminui a admiração que tenho pelos meus colegas sertanejos.Um peso para cada medida.

Aprendamos a respeitar as opiniões contrárias, sejamos gentis e educados na discordância. Poderia estar cantando em qualquer cidade do Brasil, mas finquei o pé em Campina e lutei para estar lá no dia 23.

Agradeço o esforço do prefeito Romero Rodrigues por sair em defesa de minha permanência nessa noite gloriosa de São João.

Minha gratidão e admiração! Sei da sua luta para manter a festa de pé em face a grande crise econômica que atravessamos. Não vamos mais polemizar, vamos festejar!

Rezei muito antes de escrever esse texto, pois costumo semear sempre nas vinhas do Senhor.

Meus sentimentos são sempre de paz e bem, não esqueçam, vocês sabem quem eu sou

Deus no comando, tudo será como Ele quer que seja.

QUE SÃO JOÃO ACENDA FOGUEIRAS DE AMOR NO NOSSO CORAÇÃO!

Paz&Bem!

 

(Da Redação)